Selo Social certifica 52 organizações do Distrito Federal em evento no Palácio do Planalto
Publicado por Alan Vignoli
12 de março de 2025
Modificado em 13 de março de 2025
Compartilhar:
Programa reconhece iniciativas de impacto social que contribuem com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS. Evento contou com a participação da Comissão Nacional Para os ODS – CNODS.
As 52 organizações que concluíram o Programa Selo Social Distrito Federal 2024 foram certificadas em um evento realizado na terça-feira,11, no auditório do Palácio do Planalto. A iniciativa, gratuita, reconhece projetos de impacto social com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos na Agenda 2030, proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU).
A edição de 2024 reconheceu 150 iniciativas de empresas, órgãos públicos e organizações da sociedade civil, que registraram 401 impactos sociais e 60.683 atendimentos à comunidade. O programa é realizado pelo Instituto Selo Social e conta com apoio institucional da Comissão Nacional Para os ODS – CNODS, ligada à Secretaria-Geral da Presidência da República.
O evento teve a participação de autoridades, representantes das instituições certificadas e membros da sociedade civil. O Secretário Executivo na Comissão Nacional para os ODS – CNODS, Lavito Bacarissa, prestigiou a cerimônia e destacou os esforços do Governo Federal para o avanço dos ODS no país. “Aqui é a casa dos movimentos sociais, das redes, das organizações da sociedade civil. O poder executivo está constituindo um espaço de governança da Agenda 2030, por meio da CNODS e é de sua importância reconhecer o trabalho dos agentes sociais, que estão fazendo a diferença no Distrito Federal e em todo o Brasil”, declarou o secretário durante seu discurso.
Formação e reconhecimento de agentes sociais
O Selo Social atua há uma década com uma tecnologia de desenvolvimento local, que capacita, integra e certifica organizações que desenvolvem projetos sociais alinhados aos ODS. “As formações do Selo Social são realizadas durante todo o ano. Para chegarem até o final do processo de certificação, os participantes precisaram atender a diversos critérios, que vão desde a presença nos encontros presenciais de formação e assessoria on-line, até a demonstração de impactos internos e externos dos projetos, dentre outras exigências de cada ciclo. Tudo isso validado por um conselho externo”, explica a diretora executiva do Instituto, Carina Giunco.
Para garantir a gratuidade do programa, ele é custeado com patrocínio nacional da Rede Salesiana Brasil, patrocínio do Instituto Sabin, Brasal Refrigerantes, Absolutus Seguros e parceria estratégica do Instituto BRB.
Desde 2023, o Selo Social representa a sociedade civil na CNODS e é citado como uma boa prática no Relatório Nacional Voluntário – RNV que o país apresentou ao mundo em 2024, durante o Fórum Político de Alto Nível da ONU.
Texto e fotos: Alan Vignoli/ Instituto Selo Social.