Selo Social participa no Chile de Fórum da ONU sobre desenvolvimento sustentável

Selo Social participa no Chile de Fórum da ONU sobre desenvolvimento sustentável

Publicado por Alan Vignoli

16 de abril de 2024

Modificado em 16 de abril de 2024

Compartilhar:

O Instituto Selo Social, com sede em Balneário Camboriú, está participando da sétima edição do Fórum dos Países da América Latina e Caribe sobre o Desenvolvimento Sustentável, que está sendo realizada em Santiago, no Chile, até quinta-feira (18/04). A diretora executiva do Instituto, Carina Giunco, representa a sociedade civil na comitiva brasileira no evento.

O Fórum reúne representantes dos governos, do sistema das Nações Unidas, dos organismos internacionais, do setor privado, da academia e da sociedade civil, que analisarão os progressos e desafios para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, previstos na Agenda 2030 proposta pela Organização das Nações Unidas – ONU.

Segundo Carina, a participação da sociedade civil no Fórum neste ano tem como foco formalizar recomendações para acelerar os avanços nos ODS 1 (Erradicação da Pobreza), 2 (Fome Zero e Agricultura Sustentável), 16 (Paz, Justiça e instituições Eficazes) e 17 (Parcerias e Meios de Implementação). “O Selo Social participa do grupo de trabalho com foco no ODS 17. Levamos o nosso modelo de ferramenta de corresponsabilização entre empresas, órgãos públicos e entidades do terceiro setor para o avanço efetivo da Agenda 2030 na América do Sul e Caribe”, destacou Carina.

Os 17 ODS foram estabelecidos em 2015 pela ONU e compõem uma agenda mundial para a construção e implementação de políticas públicas que visam guiar a humanidade até 2030. Eles são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.

O Selo Social

O Selo Social atua há uma década com programa de desenvolvimento local, que mobiliza e integra empresas, órgãos públicos e organizações da sociedade civil; treina e qualifica lideranças para o desenvolvimento de projetos alinhados aos ODS; reconhece e valoriza os resultados obtidos por meio de impactos sociais realizados e promove e divulga organizações que demonstram compromisso social local.

Na sua trajetória já reconheceu mais de 16.000 impactos sociais em cidades de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e no Distrito Federal, certificando 1783 organizações e 4981 projetos. Desde 2023, o Selo Social integra a Comissão Nacional Para os ODS – CNODS, do Governo Federal.

Últimas notícias

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...