União Pela Vida
BrasíliaPróprio
Compartilhar:
Resumo
O projeto da UPV tem por objetivo criar uma comunidade sustentável que provém recursos e provoca transformações sociais sistêmicas por meio de ações orientadas pelo sistema preventivo de Dom Bosco, que se adapta a situação do país e buscar fazer frente ao crescimentos das desigualdades socioeconômicas e da fome, por meio de novas alternativas de canais para doação e apoio ao financiamento das ações sociais salesianas no Brasil, que orientadas pelos instrumentos desenvolvidos pela RSB-Social atuam no fortalecimento e promoção dos compromissos fundamentais salesianos, aumentando as capacidades de promoção e garantia de direitos das + 89.000 atendidos (crianças adolescentes e jovens) pelas 106 obras sociais cadastradas, que são beneficiados pelos recursos arrecadados, por meio de projetos de impacto nos territórios, prioritariamente os mais pobres. O desenvolvimento tecnológico e mudança de perfil das gerações traz consigo a necessidade de se adaptar a nova cultura de doação no Brasil. Segundo o estudo feito pela IDIS, em 2019, os brasileiros mais jovens demonstram maior propensão a doar online que os cidadãos mais velhos. Um terço (34%) das pessoas com idade entre 18 e 34 anos que doaram, o fizeram online via conta bancária ou cartão de crédito, em comparação com apenas 10% dos com idade acima de 55 anos. De forma semelhante, 24% das pessoas na faixa etária entre18 e 24 anos e 22% dos com idade entre 25 e 34 anos que doaram, o fizeram via plataforma digital, em comparação com 8% das pessoas com idade superior a 55 anos e 16% na média geral.
Justificativa
As obras sociais e o público doador precisam de novas alternativas de canais para doação e apoio ao financiamento das ações sociais salesianas no Brasil, que orientadas pelos instrumentos desenvolvidos pela RSB-Social atuam no fortalecimento e promoção dos compromissos fundamentais salesianos. São 106 obras sociais cadastradas, + 89.000 atendidos, + 4.000 educadores que são beneficiados pelos recursos arrecadados em atendimentos pelos projetos, a atuação em rede no Brasil busca a construção de comunidades que contribuem em favor da vida independente de recursos públicos. Desde 1995 os salesianos fizeram despontar no Brasil um vasto movimento em favor da vida daqueles que se encontram em situação de exclusão e vulnerabilidade. A União Pela Vida (UPV), vem, desde então, envolvendo milhares de parceiros que têm auxiliado a Rede Salesiana Brasil de Ação Social a chegar até um incontável número de crianças, de adolescentes e de jovens para levar até eles cidadania e esperança. O ideal de Dom Bosco – pai e mestre da juventude e fundador da Ordem Salesiana - de formar “bons cristãos e cidadãos honestos” passa também através de todos os que, com sua contribuição, se engajam nessa luta em favor da VIDA. Tendo em seus inícios atuado por meio de correspondências enviadas pelo correio, a UPV chega agora até você por meio do aplicativo que, de forma mais prática e ágil, vai ajudá-lo(a) a fazer parte desta grande corrente de promoção do bem. Cadastre-se já e descubra que a União Pela Vida (UPV) coloca ao alcance de suas mãos a possibilidade de tornar ainda melhor o nosso mundo para todos aqueles que “trazem dentro de si o futuro”.
Estudo de Realidade
Desde 1995 os salesianos fizeram despontar no Brasil um vasto movimento em favor da vida daqueles que se encontram em situação de exclusão e vulnerabilidade, envolvendo milhares de parceiros que têm auxiliado a Rede Salesiana Brasil de Ação Social, sendo que hoje, mais de 80% dos recursos da UPV são provenientes de doações de pessoas físicas. O desenvolvimento tecnológico e mudança de perfil das gerações traz consigo a necessidade de se adaptar a nova cultura de doação no Brasil. Segundo o estudo feito pela IDIS, em 2019, os brasileiros mais jovens demonstram maior propensão a doar online que os cidadãos mais velhos. Um terço (34%) das pessoas com idade entre 18 e 34 anos que doaram, o fizeram online via conta bancária ou cartão de crédito, em comparação com apenas 10% dos com idade acima de 55 anos. De forma semelhante, 24% das pessoas na faixa etária entre18 e 24 anos e 22% dos com idade entre 25 e 34 anos que doaram, o fizeram via plataforma digital, em comparação com 8% das pessoas com idade superior a 55 anos e 16% na média geral. Outros resultados da pesquisa apontam que cerca de três quartos (78%) dos entrevistados relataram ter praticado nos últimos 12 meses pelo menos uma atividade de doação de bens, recursos materiais, alimentação, dinheiro ou força de trabalho pelo voluntariado, sendo as causas mais populares para doação são: apoio às organizações religiosas (49%), apoio às crianças ou jovens (39%) e combate à pobreza (30%), principais causas de atuação das obras sociais salesianas. Essas também são as principais causas do voluntariado. Os brasileiros também acham que as empresas têm um papel importante a desempenhar nas comunidades: 86% concordam que as empresas brasileiras devem apoiar as comunidades locais e 83% acham que as empresas internacionais devem apoiar as comunidades em que atuam. Desde 2018, porém, a proporção de doações online através de conta bancária ou cartão de crédito aumentou significativamente. Em 2018, 16% informaram ter doado dinheiro dessa forma, enquanto em 2019 o número cresceu para 23%.
Impacto Sociais
Texto do impacto social
Por meio do monitor de doações as instituições (OSC's) participantes do Dia de Doar declararam ser beneficiadas em mais de R$1.000.000,00 em volume de doações.
Ods atingidas pelo impacto
Texto do impacto social
A partir dos relatórios de avaliações e manifestações espontâneas as coordenações das instituições e participantes das ações formativas sobre captação de recursos manifestaram adquirirem mais fundamento e clareza sobre a importância e os instrumentos de captação de recursos, por meio da parceria realizada com a nossa organização.
Ods atingidas pelo impacto
Texto do impacto social
Por meio da coleta de dados em formulário os educadores, coordenadores e profissionais da área administrativa participantes dos encontros formativos e diálogos formativos demonstraram a importância sobre a captação de recursos nas instituições, bem como o diálogo permanente que a UPV desenvolve nas instituições
Ods atingidas pelo impacto
Objetivo Geral
Construir uma comunidade nacional de doadores para a promoção da sustentabilidade financeira das obras e garantia de direitos das crianças e adolescentes.
Objetivos Especificos
Objetivo
Capacitar os profissionais das obras para a escrita de projetos e captação de recursos.
Ações
Objetivo
Fomentar o uso do sistema Bússola/SIGAR e Portal da UPV
Ações
Objetivo
Apoiar a divulgação das obras e da UPV
Ações
Objetivo
Distribuir recursos financeiros com justiça e eficiência usando critérios de qualidade, sustentabilidade e viabilidade.
Ações
Beneficiados
103 obras sociais salesianas
Formação em captação de recursos, orientação em escrita de projetos e mobilização em eventos, principalmente no Dia de Doar