Projeto de Fortalecimento Carismático e Desenvolvimento Institucional das Obras Sociais - Pró-Rede
BrasíliaPróprio
Compartilhar:
Resumo
O Projeto de Fortalecimento Carismático e Desenvolvimento Institucional das Obras Sociais Salesianas, é uma abordagem com o intuito de instrumentalizar as presenças de ação social para promover autonomia e eficiência financeira, consistência na gestão, e impulsionamento na capacidade de entrega dos serviços tipicamente salesianos, caracterizado em um pacote de ações promovidas sistematicamente pela Diretoria Executiva da RSB-Social. O Pró-Rede busca o alinhamento em relação aos referenciais da RSB-Social, bem como no aperfeiçoamento e desenvolvimento das competências necessárias à sustentabilidade carismática de sua presença no território. Como uma estratégia personalizada, o Pró-Rede apoia o fortalecimento dos seus respectivos projetos de presença, preparando-as para uma atuação de alto impacto carismático no desenvolvimento humano da população pretendida. O projeto mantém sua ênfase no alinhamento organizacional e executivo em relação aos referenciais da RSB-Social e no aperfeiçoamento e desenvolvimento das competências necessárias à sustentabilidade carismática da presença social salesiana no território.
Justificativa
A ressignificação é um processo que tem por objetivo o resgate e fortalecimento da identidade carismática (razão, emoção e espiritualidade) para que as obras sociais salesianas possam continuadamente um serviço inovador e de qualidade, pautado no Carisma Salesiano, com impacto transformador na vida dos educandos, familiares e no território. A crise sanitária que o mundo, o Brasil e os territórios em que estão inseridas as obras, torna os planejamentos imprevisíveis, estimular, fomentar e garantir uma cultura de planejar no longo prazo por meio de um processo que apoia a retomada das atividades pós-covid 19 e desenvolve capacidades de prevenção e superação em futuras crises. As OSCs em muitos casos são dependentes financeiramente de suas mantenedoras, as Inspetorias, que por muitos anos financiam as atividades locais, hoje, no cenário de crise sanitária, digitalização de processos e descentralização monetária, é um cenário ideal para estas organizações buscarem sua sustentabilidade e rentabilidade financeira para alternarem seu status de dependente para independente financeira. No contexto de constantes mudanças, ampliar as alternativas de fontes de financiamentos é essencial para garantir o sucesso e impacto positivo salesiano nos territórios. O processo do Pró-Rede é uma abordagem com o intuito de instrumentalizar as presenças de ação social para promover autonomia e eficiência financeira, consistência na gestão, e impulsionamento na capacidade de entrega dos serviços tipicamente salesianos e busca o alinhamento em relação aos referenciais da RSB-Social, bem como no aperfeiçoamento e desenvolvimento das competências necessárias à sustentabilidade carismática de sua presença no território. Como uma estratégia personalizada, o Pró-Rede apoia o fortalecimento dos seus respectivos projetos de presença, preparando-as para uma atuação de alto impacto carismático no desenvolvimento humano da população pretendida. O projeto mantém sua ênfase no alinhamento organizacional e executivo em relação aos referenciais da RSB-Social e no aperfeiçoamento e desenvolvimento das competências necessárias à sustentabilidade carismática da presença social salesiana no território.
Estudo de Realidade
A Rede Salesiana Brasil, possui 107 OSCs vinculadas que seguem as diretrizes e compromissos da RSB-Social. Ao longo dos anos, por conta dos processos de captação de recursos, estas OSC's que possuem atuação histórica nos territórios, entre 100 e 10 anos de história, foram se adequando às regras e com o tempo distanciaram-se dos propósitos e origens, desapropriando-se do carisma salesiano em sua essência, outros impactos como a precarização da rede socioassistencial e constantes trocas nas direções destas OSCs contribuíram para uma desqualificação técnica e administrativa, tornando a estratégia das organizações voltada em grande parte apenas para a captação de recursos públicos. O Censo de 2020 realizado pela RSB-Social demonstra que foram aproximadamente 60.477 pessoas atendidas e 42.381 famílias atendidas demonstrando o impacto nacional que as OSCs salesianas possuem no Brasil, que possuem no total 3.548 membros das equipes. Os atendidos e suas famílias estão em situação de vulnerabilidade social, moradores das periferias e que têm seus direitos violados de diferentes formas.
Impacto Sociais
Texto do impacto social
Por meio de depoimentos coletados com os educadores e gestores das obras sociais participantes das formações do Pró-Rede. Declararam terem maior clareza sobre como ter mais efetividade na gestão e estarem preparadas para realizarem diagnóstico socio territoriais e análises financeiras.
Ods atingidas pelo impacto
Texto do impacto social
Por meio de depoimentos coletados nos encontros de formação e dos relatórios apresentados as equipes das instituições vinculadas as inspetorias MSMT, BMM e ISJB que passaram pelas formações e pelo processo de ressignificação do Pró-Rede manifestaram perceber mudanças estruturais positivas no processo de gestão, estão conseguindo fazer uma gestão baseada em projetos e com feedbacks positivos dos atendidos em relação a qualidade das atividades e clima organizacional.
Ods atingidas pelo impacto
Texto do impacto social
Por meio dos relatórios apresentados as equipes das instituições vinculadas as inspetorias MSMT, BMM e ISJB que passaram pelas formações e pelo processo de ressignificação do Pró-Rede estão buscando e formalizando novas parcerias para captação de recursos e fortalecimentos dos atendimentos nos territórios.
Ods atingidas pelo impacto
Texto do impacto social
Por meio de depoimentos coletados nos encontros de formação e dos relatórios apresentados as equipes das instituições que passaram pelas formações e pelo processo de ressignificação do Pró-Rede manifestaram possuir mais clareza sobre os temas da garantia de direitos das crianças e adolescentes e uma visão ampliada sobre o carisma salesiano.
Ods atingidas pelo impacto
Texto do impacto social
Por meio do acompanhamento de uso e dos relatórios apresentados as equipes das instituições vinculadas as inspetorias MSMT, BMM e ISJB que passaram pelas formações e pelo processo de ressignificação do Pró-Rede estão aprendendo a usar efetivamente os instrumentos de referência da Rede Salesiana Brasil, sendo eles, os cadernos de identidade e o sistema Bússola/SIGAR.
Ods atingidas pelo impacto
Objetivo Geral
Promover a sustentabilidade carismática das obras e presenças sociais salesianas que integram a RSB-Social.
Objetivos Especificos
Objetivo
Promover desenvolvimento capacidades de sustentabilidade institucional e financeira à partir da gestão estratégica.
Ações
Objetivo
Estabelecer uma gestão baseada em projetos.
Ações
Objetivo
Garantir a adoção plena dos instrumentos de referência da RSB-Social
Ações
Beneficiados
Inspetoria Salesiana Madre Mazzarello - IMM
Realização de diagnóstico Institucional, financeiro e carismático com apresentação ao conselho Inspetorial dos resultados.
Inspetoria Salesiana São João Bosco - ISJB
Realização de diagnóstico Institucional, financeiro e carismático com apresentação ao conselho Inspetorial dos resultados.
Missão Salesiana do Mato Grosso - MSMT
Capacitação dos colaboradores, realização de diagnóstico Institucional, financeiro e carismático com apresentação ao conselho Inspetorial dos resultados.