Criança e Adolescente longe das ruas

SorocabaParceria

Compartilhar:

Resumo

O projeto IHC atende 200 crianças em vulnerabilidade social, visa fortalecer a rede de proteção social e de assistência social. Abrange o território zona oeste de Sorocaba, Vila Barão, Baronesa, jardim Humberto de Campos, jardim Zulmira, Vila Nova Esperança. Ocorre de segunda à sexta-feira em dois períodos, sendo manhã das 7h30 as 12h e à tarde das 13h às 17h, durante o ano todo. Com o impacto direto aos assistidos através das oficinas culturais, atividades esportivas, geração de renda, empreendedorismo. Além da garantia da segurança alimentar, onde durante a permanência no projeto, recebem 2 refeições diárias.

Justificativa

O IHC está localizado em um território marcado por muitos fatores que contribuem com a violação de direitos no contexto familiar e social. e vem através dessas ações contribuir de forma preventiva a minimização dos riscos das crianças e adolescentes, evitando que eles venham a conhecer o mundo da criminalidade, drogadição e violência. Dessa forma o IHC é uma ferramenta importante no apontamento das inúmeras expressões da questão social, vindo a desenvolver e a executar os serviços socioassistenciais da Proteção Social Básica, constituindo-se como um espaço de concretização dos direitos socioassistenciais nesse território, possibilitando muitas vezes, o primeiro acesso das famílias aos direitos socioassistenciais. A infância e adolescência são períodos muito importantes na vida humana, marcado por fortes emoções, aventuras, contestações e questionamentos, é nessa fase que se forma o caráter e personalidade da pessoa. É importante que o jovem possa conhecer-se e estabelecer seus próprios valores, clarear sua visão de cidadão do mundo, relacionar-se com os outros. Neste sentido, o trabalho desenvolvido proporcionará construção e fortalecimento da identidade, resgate da autoestima, reconhecimento e valorização das diferenças, das potencialidades e habilidades natas das crianças e adolescentes assistidos pelo projeto, possibilitando integração com o todo, entre o grupo, de forma que este grupo promova partilhas e trocas interpessoais e sua inserção na comunidade.

Estudo de Realidade

Estamos localizados em uma região de bairros com alto índice de vulnerabilidade e risco social, problemas com drogadição, violência e criminalidade. Ressaltamos aqui a importância de um trabalho de prevenção e o impacto das ações socioeducativas desenvolvidas no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, no que diz respeito ao fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários das crianças e dos adolescentes participantes do projeto e que contribuem para evitar a violação de direitos no contexto familiar e social. Nossos atendidos vem de famílias pouco estruturadas e de subdesenvolvimento econômico, o que muitas vezes faz com que esses jovens e crianças queiram levar uma vida de criminalidade, por esta, ser a realidade da vida dos mesmos. Nosso projeto visa melhorar a visão deles com relação ao seu papel na comunidade O projeto abrange os bairros Nova Esperança, Humberto de Campos, Vila Baronesa, Jardim Aeroporto, Jardim Zulmira, Vila Barão. O QUE É O CONTRATURNO ESCOLAR? No Brasil, o período que os estudantes passam no ambiente escolar ainda é menor do que o de outros países que alcançaram o sucesso na educação. Essa defasagem chamou atenção de autoridades de Estado, pesquisadores sobre o tema e educadores das redes pública e privada. Experiências têm sido tomadas tendo em vista essa questão. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), por exemplo, prevê a expansão da carga horária dos segmentos da Educação Básica. O aumento da rede de ensino em tempo integral também é uma alternativa nesse sentido. Nas instituições particulares, uma experiência positiva é traçar estratégias para aproveitar todo o potencial do contraturno escolar. Se a preocupação durante o turno está voltada para os conteúdos das diferentes disciplinas, no contraturno o objetivo deve ser diversificar as atividades. É preciso manter a integração entre esses dois momentos sem desconfigurar as propostas de ensino das escolas. Muitas vezes, esse empenho se soma à necessidade dos responsáveis: ao trabalharem o dia inteiro... (.https://blog.essia.com/contraturno-escolar.htm)

Impacto Sociais

Externo

Texto do impacto social

Através da extensa fila de espera é possível identificar o excelente resultado. As 200 crianças e adolescentes atendidas pelo projeto e seus familiares. Café da manhã, oficinas de arte, teatro, judô capoeira, musicalização, futebol, almoço, A diminuição da evasão escolar, por se tratar de condicionalidade para frequentar o Instituto que o atendido esteja em frequência escolar.

Ods atingidas pelo impacto

imagem da ods undefined
imagem da ods undefined
Interno

Texto do impacto social

Esse projeto se deu através da parceria com o Conselho Municipal da Assistência Social. Fortalecendo a rede do nosso município e possibilizando a realização desse.

Ods atingidas pelo impacto

imagem da ods undefined
imagem da ods undefined

Objetivo Geral

Desenvolver atividades que garantam a proteção integral, a sociabilidade, o fortalecimento dos vínculos familiares.

Objetivos Especificos

Objetivo

Estimular o conhecimento e integração através de diferentes linguagens artísticas e esportivas.

Ações
Utilizamos uma metodologia lúdica e criativa, para manter a motivação e interesse dos adolescentes pela prática da dança durante as atividades.Promovemos apresentações de uma turma para a outra no próprio Instituto e para a família, para que acompanhem o desenvolvimento dos seus filhos na dança.
Não realizada
Futsal: Atender uma demanda que está em sintonia com as principais causas do sedentarismo na infância e adolescência, desenvolvemos atividades ligadas ao rendimento esportivo de crianças e adolescentes que vivem em condições de vulnerabilidade social, trabalhar aspectos da cognição e da coordenação motora destas, possibilitando que possam se desenvolver fisicamente e intelectualmente através das possibilidades esportivas e motoras.Dança: Trabalhar aspectos da coordenação motora e da cognição da criança e do adolescente, possibilitar que estas possam ampliar as habilidades motoras e intelectuais destes em harmonia com ritmos e estudos eruditos ligados à base teórica das atividades, estimular a pesquisa e o laboratório das atividades.Judô: Trabalhar com o espírito esportivo em equipe e promover a cultura de paz através das atividades esportivas, desenvolver um trabalho amplo e denso dentro das artes marciais através de oficinas.
Realizada
Objetivo

Estimular o protagonismo

Ações
Empreendedorismo: Promover a mobilidade social através de uma capacitação dinâmica e efetiva, desenvolver atividades voltadas à formação intelectual de nossos assistidos através de oficinas presenciais que discutem a importância da formação profissional e seu impacto ao longo da vida, trazer o empreendedorismo como importante ferramenta para o impulsionamento social e profissional de nossas crianças e adolescentes tornando-os capazes e independentes para os desafios do futuro.Informática: Com base nos conhecimentos técnicos indispensáveis para o presente e o futuro, nossas oficinas de informática estão em sintonia com as principais necessidades ligadas à carreira profissional e a vida social de nossos assistidos, possibilitando que estes possam obter o domínio de dispositivos e softwares indispensáveis para a projeção social e ocupacional das nossas crianças e adolescentes assistidos. Desenvolver atividades focando no desempenho e na efetividade técnica, promover a mobilidade social e a capacitação profissional através de aulas dinâmicas e funcionais.
Realizada
Objetivo

Complementar o trabalho social com família, prevenindo a ocorrência de risco social e fortalecendo a convivência familiar e comunitária

Ações
Palestras com as Famílias: Atuando de maneira multidisciplinar em consonância com o desenvolvimento do conhecimento dos familiares de maneira a contribuir para a sua formação como cidadãos, fornecer informações que possam ser de suma importância para sua projeção social e moral dentro da sociedade.Festas Familiares: Fortalecer os vínculos familiares e promover as relações institucionais de maneira efetiva, realizar eventos que estejam em conformidade com atividades que unem as crianças e adolescentes assistidos pelo projeto com seus respectivos familiares, podendo desta maneira estreitar os laços sociais e estruturais destes grupos através de ações e mobilizações sociais.
Realizada
Objetivo

Fortalecer a rede de proteção social e de assistência social no território

Ações
Visitas domiciliares: Estratificar socialmente as famílias das crianças e adolescentes assistidos pelo projeto, efetuar de maneira contínua visitas a familiares podendo desta maneira identificar necessidades gerais e específicas que possam contribuir para a qualidade de vida e bem estar dos nossos assistidos. Encaminhamento de Casos, crianças /adolescentes e pais (se necessário) para atendimento na Rede de Apoio: Diagnosticar casos que sejam da esfera de assistência da Rede de Apoio, identificar as principais demandas que são desta referência através de entrevistas individuais e atividades coletivas em rodas de conversa e diálogo com as crianças e adolescentes, efetuar a triagem e o acompanhamento multidisciplinar da rede por intermédio de encaminhamentos.
Realizada

Beneficiados

Não foi encontrado nenhum beneficiado para essa iniciativa

Numero de Beneficiados

Não foi encontrado números de beneficiados para essa iniciativa