Terapias Complementares

SorocabaParceria

Compartilhar:

Resumo

A proposta de implantação das novas áreas busca compor um grupo de estratégias do serviço que buscam fortalecer o modelo de atenção humanizada e centrada na integridade da pessoa com deficiência. O projeto busca propor duas novas modalidades de atendimento, sendo: musicoterapia e arteterapia. Seu inicio se deu em 2020, e é realizado de segunda a sexta dentro da unidade da APAE Sorocaba. Ele busca atender crianças e adolescentes de 0 a 17 anos e 11 meses.

Justificativa

Na perspectiva de um atendimento, voltado às demandas do sujeito e de sua família, é necessário pensar em atuações que rompam o modelo tradicional da clínica e se comprometa com novas formas de promover saúde. Como estratégia, a APAE Sorocaba se propõe a ofertar novas modalidades de atendimento.

Estudo de Realidade

O Sistema Único de Saúde (SUS), desde sua criação em 1990 vem se reorganizando e investindo na consolidação de sistema de saúde que rompa com o antigo modelo biomédico e se torne cada vez mais humanizado, considerando no processo de produção saúde a singularidade de cada sujeito, através da prevenção, promoção de qualidade de vida e reabilitação. Para promover qualidade de vida é necessário estratégias individuais e coletivas considerando que ambientes humanizados e inclusivos são essenciais para a equiparação de oportunidade e autonomia. A proposta de implantação das novas áreas busca compor um grupo de estratégias do serviço que buscam fortalecer o modelo de atenção humanizada e centrada na integridade da pessoa com deficiência. Como estratégia, a APAE Sorocaba se propõe a ofertar novas modalidades de atendimento, sendo esses a Musicoterapia e Arteterapia. Segundo o IBGE 2010, 23,9% da população total do Brasil possui algum tipo de deficiência, sendo elas deficiência visual, auditiva, física e intelectual, o que corresponde a 45.606.048 de brasileiros. A região com maior concentração é a sudeste. Ainda de acordo com IBGE 2022 (prévia da população calculada com base no censo 2022, Sorocaba possui uma população total de 738.128 pessoas. Segundo estimativa realizada, em 2016, pelo Departamento Regional de Saúde (DRS), 21,63% da população declaram ter alguma deficiência; sendo 8.896 pessoas (1,52%) com deficiência intelectual e 13.544 (2,31%) com deficiência física. Considerando o Plano Municipal da Primeira Infância de Sorocaba (PMPI2016-2026) que indicam as instituições especializadas na habilitação e reabilitação de crianças com deficiência no desempenho do importante papel de apoio e suporte à escola, por meio de trocas inter e transdisciplinares.

Impacto Sociais

Interno

Texto do impacto social

Por meio da musicoterapia e arteterapia é possível fornecer habilitação e reabilitação de crianças e adolescentes com deficiência intelectual e/ou física, a fim de proporcionar condições de desenvolvimento neuropsicomotor. Esse projeto beneficiou 73 assistidos com idades entre 1 a 26 anos. Sendo realizado de segunda a sexta, nos horários: Segunda 11:00 as 17:00; terça 11:00 as 16:30; quarta 12:00 as 14:00 quinta 08:00 as 12:00; sexta 08:00 as 14:00 horas. Além das terapias que já ofertamos dentro da APAE, poder ter essas adicionais para oferecer só trás beneficio aos nossos assistidos, o que pode proporcionar positivamente no seu desenvolvimento.

Ods atingidas pelo impacto

imagem da ods undefined
imagem da ods undefined
Externo

Texto do impacto social

O processo de habilitação tem como objetivo o desenvolvimento de potencialidades, talentos, habilidades e aptidões cognitivas, sensoriais, psicossociais, profissionais e artísticas que contribuam para a conquista da autonomia da pessoa com deficiência e de sua participação social em igualdade e oportunidades com as demais pessoas. Beneficiando diretamente nossos assistidos. Os atendimentos podem ser realizados individualmente ou em grupo, sendo somente com os assistidos ou familiares. Por meio de atividades que estimulem o uso do som, o ritmo, melodia e harmonia promovendo mudanças em seus participantes e influenciando todas as suas capacidades: sensorial, motora, mental, afetiva, criadora, musical, estética, cultural e social. Terá como foco a construção de uma relação de confiança com usuários e família ofertando a possibilidade mudanças comportamental, emocional, social e afetiva e acolhendo de maneira criativa os processos de habilitação e reabilitação.

Ods atingidas pelo impacto

imagem da ods undefined
imagem da ods undefined
Externo

Texto do impacto social

Através da parceria com a Prefeitura de Sorocaba foi possível proporcionar um atendimento terapêutico diferenciado a nossos assistidos, uma vez que os ofertados pela APAE são fisioterapia, terapeuta ocupacional, fonoaudiologia e psicologia. O resultado foi notado com a melhora no desenvolvimento de 73 assistidos beneficiados com o projeto. O contexto se deu na APAE proporcionando atendimentos individuais e/ou grupo. Já o resultado foi percebido por meio do desenvolvimento e melhora no dia a dia dos nossos assistidos.

Ods atingidas pelo impacto

imagem da ods undefined
imagem da ods undefined

Objetivo Geral

Ofertar métodos terapêuticos complementares e humanizados a crianças e adolescentes com deficiência intelectual e/ou múltipla do município de Sorocaba.

Objetivos Especificos

Objetivo

Ofertar novos atendimentos, sendo eles: musicoterapia e arteterapia.

Ações
Buscar através de parceria junto a Prefeitura de Sorocaba recursos para custear esse projeto.
Realizada
Objetivo

Ampliar o universo informacional dos familiares, territórios e sociedades acerca da deficiência intelectual e múltipla, a fim de promover o cuidado, intervenção precoce e estratégias de inclusão social da criança e sua família.

Ações
Realizar reuniões, palestras e compartilhamento de saberes com rede de atenção, comunidade e com cuidadores.
Realizada

Beneficiados

Não foi encontrado nenhum beneficiado para essa iniciativa

Numero de Beneficiados

Não foi encontrado números de beneficiados para essa iniciativa