Descarte consciente
SorocabaParceria
Compartilhar:
Resumo
O lixo eletrônico quando descartado de forma incorreta pode gerar sérios riscos ao meio ambiente e à saúde da população. Isso se deve ao uso de metais pesados, altamente tóxicos, na composição destes equipamentos. Dentre tais metais, os mais comuns são o mercúrio, berílio e chumbo. Além disso, somam-se a eles diversos outros componentes químicos que podem ser danosos ao meio ambiente. Quando os produtos eletroeletrônicos são descartados de forma incorreta, acabam sendo absorvidos pelo solo com o qual tiveram contato, contaminando também, posteriormente, o lençol freático. A queima desses resíduos também não se mostra adequada, pois libera toxinas extremamente perigosas para a saúde humana na atmosfera. Os lixos descartados se revertem em dinheiro para a APAE e encaminhados para a ReverCicle para serem utilizados em um projeto deles que capacita jovens ao mercado de trabalho.
Justificativa
Nos últimos anos, com a inovação tecnológica cada vez mais rápida e a popularização de produtos eletroeletrônicos, cada vez mais as pessoas adquirem novos computadores, televisores, aparelhos celulares e eletrodomésticos, gerando um grave problema ambiental: o lixo eletrônico ou lixo tecnológico. Trata-se de milhares de toneladas de lixo que são produzidas diariamente no país, a partir dos resíduos resultantes do descarte de equipamentos eletrônicos. O crescimento desse lixo se multiplica no ritmo acelerado da produção industrial de eletroeletrônicos, que, a cada ano, lança novos e sofisticados equipamentos no mercado consumidor. Pensando assim, a APAE Sorocaba resolveu tomar a iniciativa de todo lixo eletrônico da nossa organização ter o destino de descarte correto, uma vez que além de estarmos ajudando o meio ambiente, ainda esse descarte se reverte em dinheiro a nossa organização.
Estudo de Realidade
Apenas 3% do lixo eletrônico produzido na América Latina é descartado corretamente e o restante, 97%, não é monitorado, embora possa conter materiais de alto valor, como ouro e metais, que poderiam ser recuperados, segundo pesquisa da Organização das Nações Unidas (ONU). O estudo aponta desperdício de US$ 1,7 bilhão ao ano, além dos danos ao meio ambiente. O Brasil é o quinto maior produtor mundial de lixo eletrônico. O descarte incorreto de lixo eletrônico pode provocar danos ao meio ambiente e à saúde das pessoas, isso porque esses equipamentos têm substâncias tóxicas em sua composição. O lixo jogado de forma inconsequente nas ruas e parques da cidade, além de sujar esses espaços, impacta seriamente na fauna e na flora local e volta de forma negativa para a população, ao danificar o aspecto visual da cidade, exalar mau cheiro, atrair animais peçonhentos, entupir bueiros e propiciar alagamentos. Ao chegar ao Rio Sorocaba, o lixo impacta ainda mais seriamente a fauna, a vegetação e o próprio rio.
Impacto Sociais
Texto do impacto social
O resultado foi percebido por meio do descarte correto a uma empresa que além de fazer a retirada, faz um trabalho social com jovens para desmontagem desses eletrônicos. Esse descarte realizado reverteu o valor de R$ 257,50 para APAE. E todo descarte se deu na unidade da APAE, onde conseguimos destinar 1.030 kilos de sucata eletrônica. O resultado percebido foi a contribuição que tivemos junto ao meio ambiente e a comunidade.
Ods atingidas pelo impacto
Objetivo Geral
Reduzir o descarte indevido
Objetivos Especificos
Objetivo
Juntar todo lixo eletrônico na APAE para destinação de descarte correta.