Jovens Em Ação

SorocabaPróprio

Compartilhar:

Resumo

O Programa de Integração ao Mundo do Trabalho, é um programa da Proteção Social Básica do SUAS que se propõe ações voltadas para a garantia de direitos e a cidadania dos jovens e adolescentes que se encontram em vulnerabilidade e/ou risco social, a partir da inclusão no mundo do trabalho, através de parceria com a Associação irá firmar com empresas voltadas para as áreas dos cursos apresentados. Sendo assim as ações devem estar interligadas com a rede socioassistencial e outras políticas, buscando a promoção do desenvolvimento do protagonismo dos seus usuários, a partir de atividades voltadas para empoderamento, incentivo, mobilização e resgate de autoestima considerando a potencialidade de cada participante.

Justificativa

O Programa de Integração ao Mundo do Trabalho, é um programa da ProteçãoSocial Básica do SUAS que se propõe ações voltadas para a garantia de direitos e a cidadania dos jovens e adolescentes que se encontram em vulnerabilidade e/ou risco social, a partir da inclusão no mundo do trabalho, através de parceria com a Associação irá firmar com empresas voltadas para as áreas dos cursos apresentados. Sendo assim as ações devem estar interligadas com a rede socioassistencial e outras politicas, buscando a promoção do desenvolvimento do protagonismo dos seus usuários, a partir de atividades voltadas para empoderamento, incentivo, mobilização e resgate de autoestima considerando a potencialidade de cada participante.Serão ofertados cursos nas areas da indústria, administração e comércio, onde serão apresentados da seguinte forma: ➢ Auxiliar de produção ➢ Alimentador de linha de produção ➢ Assistente administrativo ➢ Operador do comércio em lojas e mercados

Estudo de Realidade

.Diagnóstico inédito sobre dados específicos da empregabilidade de jovens no Brasil - feito pela Subsecretaria de Estatísticas e Estudos do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego - revela que, dos 207 milhões de habitantes do Brasil, 17% são jovens de 14 a 24 anos, e desses, 5,2 milhões estão desempregados, o que corresponde a 55% das pessoas nessa situação no país, que, no total, chegam a 9,4 milhões. Entre os jovens desocupados, 52% são mulheres e 66% são pretos e pardos. Aqueles que nem trabalham nem estudam - os chamados nem-nem - somam 7,1 milhões, sendo que 60% são mulheres, a maioria com filhos pequenos, e 68% são pretos e pardos. Segundo a pesquisa Empregabilidade Jovem Brasil, apresentada nesta sexta-feira (26), em um encontro no CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), em São Paulo, no primeiro trimestre de 2023, 23% das jovens mulheres ocupadas e 37% dos jovens homens ocupados não tinham concluído o ensino médio e 38% das desocupadas e 46% dos desocupados não concluíram o ensino médio. Apenas 9% das jovens ocupadas e 5% dos jovens ocupados têm ensino superior. Quando consideradas as ocupações, a pesquisa revela que 86% tinham ocupações pouco desafiadoras e 14% dos jovens ocupados (2,2 milhões) tinham ocupações que envolviam atividades técnicas, da cultura ou da informática e comunicações. O ponto em comum foi a informalidade, com 51% das mulheres e 56% dos pretos e pardos na informalidade. O número de contratações de jovens aprendizes teve aumento de 100% em Sorocaba em 2022 em relação a 2021. Segundo dados da Regional da Seção de Fiscalização da Gerência Regional do Trabalho foram feitas cerca de 4 mil contratações de jovens de 14 a 24 anos na cidade no ano passado contra 2 mil em 2021.

Impacto Sociais

Externo

Texto do impacto social

Diante dos cursos profissionalizantes, percebemos a aquisição de novos conhecimento. Jovens que participaram dos cursos. Os curso aconteceram na sede da AGJ. Qualificação profissional através do cursos que participou.

Ods atingidas pelo impacto

imagem da ods undefined
imagem da ods undefined
Interno

Texto do impacto social

Parcerias com empresas Jovens que participaram dos cursos. os curso aconteceram na sede da AGJ. Inserção dos jovens que participaram desse ao mercado de trabalho. 15 dele conseguirem ingressar no mercado de trabalho através das parcerias.

Ods atingidas pelo impacto

imagem da ods undefined
imagem da ods undefined

Objetivo Geral

Garantir direitos e a cidadania dos jovens e adolescentes que se encontram em vulnerabilidade e/ou risco social, a partir da inclusão no mundo do trabalho.

Objetivos Especificos

Objetivo

Possibilitar a inclusão de jovens ao mundo do trabalho.

Ações
Através de parceria que a Associação irá firmar com empresas será realizado os encaminhamentos dos jovens para acesso ao trabalho.Os jovens passaram pelos cursos profissionalizantes, quando concluir será feito os encaminhamentos pela equipe técnica as empresas parceiras.Atenderemos 200 jovens durante o ano 2023
Realizada
Articular com empresários do município
Não realizada
Objetivo

Ofertar Curso profissionalizantes a Jovens.

Ações
As ações devem estão interligadas com a rede soco assistencial e outras políticas, buscando a promoção do desenvolvimento do protagonismo dos seus usuários, a partir de atividades voltadas para empoderamento, incentivo, mobilização e resgate de autoestima considerando a potencialidade de cada participante.Serão ofertados cursos nas áreas da indústria, administração e comércio, onde serão apresentados da seguinte forma:➢ Auxiliar de produção➢ Alimentador de linha de produção➢ Assistente administrativo➢ Operador do comércio em lojas e mercados. O curso tem duração de 12 meses, ofertados a 25 jovens.
Realizada

Beneficiados

Não foi encontrado nenhum beneficiado para essa iniciativa

Numero de Beneficiados

Não foi encontrado números de beneficiados para essa iniciativa