Casa de Passagem
SorocabaParceria
Compartilhar:
Resumo
O SOS Sorocaba, por meio da Casa de Passagem, atende diariamente, no período diurno, em média 30 pessoas em situação de rua. Os atendimentos acontecem todos os dias do ano, contando com oficinas, terapia ocupacional, almoço, café da tarde e atendimento psicológico. O serviço ofertado contribui para a efetivação da Política Municipal para inclusão das pessoas em situação de rua.
Justificativa
O SOS, desde 1968 desenvolve atividades voltadas às pessoas que se encontram em situação de rua. Contando com infraestrutura e equipe altamente qualificada, oferta atendimento de qualidade e humanizado a esse público visando contribuir diretamente na prevenção das situações de risco, na reinserção territorial quando necessária e desejada e na promoção social de pessoas em situação de exclusão grave, tendo em vista que essa população, devido ao grau das situações de miséria a que está submetida, possui escassos recursos para superar as condições de vulnerabilidade que caracterizam as suas vidas.
Estudo de Realidade
Conforme o CENSO 2010 realizado pelo IBGE, estima-se que no Brasil 0,6% a 1% da população esteja na situação de rua, um número que é mais relevante e comum em cidades brasileiras mais urbanizadas, fruto da desigualdade e exclusão social que caracteriza a história e também a realidade socioeconômica atual do Brasil. Realidade esta encontrada em Sorocaba, onde observa-se um número cada vez maior de pessoas que se encontram em tal situação. Trata-se de uma população que saiu de sua cidade de origem em busca de emprego ou que rompeu seus vínculos familiares e tem dificuldades de reinserção social e laboral, muitas vezes devido ao alcoolismo, uso de drogas, transtornos mentais ou baixa autoestima - consequência da falta recursos para suprir suas necessidades básicas de alimentação e higiene.
Impacto Sociais
Texto do impacto social
Conforme registros internos, foram atendidas 3.369 pessoas em situação de rua e, dentre elas, todas as pessoas que necessitaram de encaminhamento para acesso a benefícios foram orientadas e encaminhadas aos serviços ofertados pela rede socioassistencial. Foram realizados dezenas encaminhamentos para aposentadoria ou auxílio doença, encaminhamentos para Bolsa Família e BPC, garantindo aos atendidos o acesso a seus direitos e benefícios, contribuindo para a sua inclusão social.
Ods atingidas pelo impacto
Texto do impacto social
Conforme registros internos, 3.369 pessoas em situação de rua foram atendidas pelo SOS e tiveram acesso a banho, café da manhã, almoço e lanche, atendimento social e oficinas, tendo assim assegurados os seus direitos e a possibilidade de reinserção social.
Ods atingidas pelo impacto
Texto do impacto social
Conforme registros internos, 57 pessoas que se encontravam em situação de rua acolhidas pelo SOS e que apresentaram necessidade de atendimento médico foram encaminhadas aos serviços de saúde ofertados no município para receberem os serviços adequados às suas necessidades, contribuindo para o restabelecimento da sua saúde.
Ods atingidas pelo impacto
Texto do impacto social
SOS manteve parcerias com o poder público - diversos equipamentos e politicas públicas. Ao longo do período foram realizados encontros intersetoriais para discussão e alinhamento de estratégias, contribuindo para a efetivação da política de assistência social no município. Observamos no relato dos diversos atores, que tais ações contribuíram para o fortalecimento da rede de proteção face ao trabalho conjunto.
Ods atingidas pelo impacto
Objetivo Geral
Proporcionar o fortalecimento, resgate da dignidade, status social e promover a integração familiar e comunitária de adultos que estão em situação de rua, a fim de garantir seus direitos legalmente constituídos.
Objetivos Especificos
Objetivo
Disponibilizar acolhimento para pessoas em situação de rua e serviço de proteção à população atingida por situações de calamidades públicas emergências.