SOS ECO - Educação Ambiental e Cidadania
SorocabaPróprio
Compartilhar:
Resumo
O Projeto SOS ECO visa a melhoria de qualidade de vida da população através da educação ambiental e a capacitação em técnicas de cultivo e plantio de espécies nativas, em área de sua propriedade, situada ao lado de sua sede administrativa. O projeto valoriza a conservação e a conscientização da necessidade de proteção do meio ambiente e da biodiversidade na região promovendo, ainda, a reintegração social, principalmente, das pessoas que se encontram em processo de exclusão social por meio do cultivo de uma horta social urbana.
Justificativa
Este projeto foi idealizado a partir de uma demanda dos coordenadores junto a Diretoria da Entidade. Com a venda de um imóvel antigo no centro da cidade, no qual não haviam possibilidades de desenvolver as atividades fim da instituição, foi comprado um imóvel de 6.000 m2 ao lado da sede social. Esse espaço, foi então destinado para as atividades do SOS ECO, pois encontrava-se também ao lado de uma nascente e área de preservação. As ações do projeto tem por finalidade ser um espaço alternativo de educação ambiental e trabalho para os usuários de outros projetos do SOS. Hoje, a produção de mudas está diretamente ligada ao plano de arborização urbana, diminuição dos impactos na produção dos gases de efeito estufa e reflorestamento propostos pela prefeitura e a SEMA (Secretaria do Meio Ambiente). Com a aprovação de leis e projetos em nível municipal, a demanda pela entrega de mudas tem aumentado e gerado um movimento continuo no projeto. Essa dinâmica torna concreto ao adolescente atendido qual é seu papel e sua contribuição num universo de acontecimentos em maior escala e isso faz com que haja uma maior aderência dos mesmos as atividades propostas e reconhecimento de suas ações no meio.
Estudo de Realidade
A partir dos cuidados voltados a um terreno vizinho à sede do SOS, que por ter uma topografia disforme. estar ao lado de uma nascente e ser área de preservação ambiental, não se tornava atrativo para investimentos e acabou por tornar-se uma área para descarte de resíduos. Com o acúmulo do lixo ali depositado ao longo de anos, somado às frequentes queimadas, a vegetação e fauna do local sucumbiram num matagal. Apesar das imperfeições geográficas e o estado de abandono em que se encontrava o terreno, a equipe de governança do SOS vislumbrou nesse espaço a possibilidade de atender uma demanda indicada pela coordenação da organização, dando início aos trabalhos do SOS ECO, cuja proposta veio de encontro às necessidades do município, evidenciadas por meio de leis municipais voltadas a preservação e recuperação do meio ambiente.
Impacto Sociais
Texto do impacto social
Ao longo do período, 323 atendidos pelo projeto receberam alimentação durante o período em foram atendidas, tendo assim, assim, assegurado um dos seus direitos mais básicos que é alimentar-se. .Os atendidos relataram que se sentiram bem acolhidos ao realizarem as atividades após as refeições.
Ods atingidas pelo impacto
Texto do impacto social
A equipe técnica do projeto, participou de encontros com outras organizações sociais que também cultivam horta urbana. Conforme relato dos participantes dos encontros, houve troca de conhecimentos sobre técnicas de cultivo e manejo, bem como, como benchmarking. O profissional técnico relatou sentir-se satisfeito em poder compartilhar seu conhecimento e também aprender a partir dos encontros realizados.
Ods atingidas pelo impacto
Texto do impacto social
O espaço do SOS Eco conta com uma mina d'água, a qual vem sendo cuidada pela equipe do SOS e atendidos. A nascente que há alguns anos estava quase seca devido ao entulho depositado no local, hoje beneficia com sua água cristalina e fresca vida animal que, cada vez mais, cresce no entorno. A recuperação das nascente é evidenciada através da observação da equipe e registros fotográficos.
Ods atingidas pelo impacto
Texto do impacto social
O SOS mantém sistema de geração de energia solar, o qual contribuiu para a sustentabilidade da organização face a redução do consumo de energia proveniente da rede de distribuição. A redução do consumo pode ser observada nas contas de energia da organização.
Ods atingidas pelo impacto
Texto do impacto social
O projeto Horta Social Urbana atendeu no período de janeiro/2023 a setembro/2023 323 pessoas adultas e 15 idosos, Conforme os registros internos, o projeto se configurou num espaço de convivência que contribuiu para o desenvolvimento pessoal e social dos atendidos. Além do conhecimento acerca das técnicas de plantio e manejo da horta, os atendidos foram acompanhados por uma equipe técnica que os auxiliaram no enfrentamento de suas dificuldades de reinserção social, garantindo o acesso à seus direitos.
Ods atingidas pelo impacto
Texto do impacto social
As medidas adotadas pelo SOS para reduzir o consumo de energia e água provenientes da rede de distribuição, o cultivo sem agrotóxicos, a utilização de adubo orgânico, dentre outras ações implementadas pelo SOS ao longo dos anos, somadas á colheita e consumo das verduras e legumes produzidos na horta (o que é produzido é servido nas refeições e, muitas vezes, os atendidos são envolvidos no preparo dos alimentos colhidos da horta), contribuíram para que fosse possível observar uma maior conscientização, valorização e adoção de boas práticas ligadas ao consumo consciente por parte da equipe de colaboradores do SOS.
Ods atingidas pelo impacto
Objetivo Geral
Promover a educação ambiental e capacitação em técnicas de cultivo e plantio de espécies nativas junto a pessoas em processo de exclusão social.
Objetivos Especificos
Objetivo
Produzir mudas de espécies nativas.
Ações
Objetivo
Implantar horta
Ações
Objetivo
Promover a integração das pessoas em situação de rua atendidas pelo SOS por meio de atividades na horta