CAPACITANDO
SorocabaParceria
Compartilhar:
Resumo
A Geração Futuro Aprendizagem, realiza o projeto Capacitando, na qual consiste em inserir jovens entre 14 e 24 anos no mundo do trabalho por meio de capacitação pessoal e profissional em parceria com empresas e através da Lei da aprendizagem que respalda o processo. O conceito de cidadania se tornou, contemporaneamente, um profundo emaranhado de significados deliberados individualmente. Nesse sentido, a capacitação pedagógica da Geração Futuro Aprendizagem, busca atrelar sentido social e colaborativo a ideia de cidadania e dissociá-lo de uma noção reducionista de civilidade ou de transformação pontual do mundo, mas como um conceito que busca mudanças estruturais na sociedade.
Justificativa
O Projeto Político Pedagógico da Geração Futuro Aprendizagem propõe a construção de sujeitos que se entendam na sociedade de forma a transformá-la, sobretudo, com enfoque no trabalho em seu sentido essencial, ou seja, o trabalho como o bem mais importante do ser humano para garantir sua existência, e portanto, necessariamente, não ser alienado dele. Todos os processos pedagógicos empregados com os jovens aprendizes, buscam confrontar o mundo do trabalho fronte ao mercado de trabalho, de forma a entender e se posicionar com relação à ambos de forma crítica e consciente das responsabilidades e consequências que essa dualidade de significados fomenta. Constitui caráter primordial da instituição a defesa por formação humana e cidadã dos seus usuários, procurando o aperfeiçoamento contínuo, com ações interdisciplinares, que favoreçam a inclusão produtiva de forma qualificada e digna, promovendo o direito ao trabalho que, deve acontecer com garantias de equidade, conforme a Carta Magna, no artigo 6º: Art. 6º: são direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição. (CF 1988).
Estudo de Realidade
A realidade dos adolescentes e jovens de Sorocaba reflete índices do cenário nacional. Um número significativo está em situação de risco e/ou vulnerabilidade social, considerando as mais diversas facetas da exclusão social a que estão submetidos e a fragilidade da oferta de serviços à esta camada da população. Mais uma vez este dado aponta que ainda se persiste um número significante desta camada da sociedade sem acesso às políticas sociais que favoreçam processos de desenvolvimento e formação que facilitem sua promoção quanto sujeitos e favoreça a participação efetiva nos processos de cidadania. (http://www.cidades.ibge.gov.br/xtras/temas.php?lang=&codmun=355220&idtema=92&search=sao-paulo|sorocaba|censo-demografico-2010) Os sete grupos do IPVS resumem as situações de maior ou menor vulnerabilidade às quais a população se encontra exposta, a partir de uma gradiente das condições socioeconômicas e do perfil demográfico.
Impacto Sociais
Texto do impacto social
Através do acesso a educação profissionalizante, desenvolvendo suas competências técnicas, além do reforço de conhecimentos da educação básica. O jovens, seus respectivos responsáveis e a sociedade como um todo são beneficiados. Esse projeto é desenvolvido no espaço do Geração Futuro. Capacitação dos jovens para o mercado de trabalho, expandindo as oportunidades através dos conhecimentos adquiridos e dos contatos realizados.
Ods atingidas pelo impacto
Texto do impacto social
Através do empoderamento dos jovens por meio da capacitação profissional, promovendo a inclusão social e econômica destes. O jovens, seus respectivos responsáveis e a sociedade como um todo são beneficiados. Esse projeto é desenvolvido no espaço do Geração Futuro. Tais resultados são percebidos pela inclusão de jovens vulneráveis em espaços laborais e no curso de capacitação profissional, gerando oportunidades e inserindo-os no mercado de trabalho.
Ods atingidas pelo impacto
Texto do impacto social
Através da inclusão de uma diversidade maior de jovens na aprendizagem, principalmente de jovens considerados vulneráveis. Os intrutores diretamente e todos os outros colaboradores. Esse projeto é desenvolvido no espaço do Geração Futuro. Uma maior flexibilidade dos nossos profissionais em lidar com as necessidades e questões dos jovens, tornando nossa instituição mais inclusiva.
Ods atingidas pelo impacto
Texto do impacto social
Através das parcerias estabelecidas no projeto com a SOS e com os alunos, estudantes de psicologia, e voluntários, pudemos perceber que os jovens participantes, que encontravam-se em situação de vulnerabilidade, puderam ter acesso a capacitação profissionalizante, nas dependências do Geração Futuro, incluindo aulas de informática básica, aulas sobre postura profissional, montagem de currículo, apresentação pessoal, autoconhecimento e projeto de vida, além do acolhimento psicológico dos alunos de psicología e acompanhamento com os profissionais da SOS, constituindo todo uma rede de apoio e estimulo, tornaram os jovens, mais preparados e competitivos para o mercado de trabalho e aptos a se manterem no emprego e principalmente, com um bom desempenho profissional.
Ods atingidas pelo impacto
Texto do impacto social
Todos os atendidos pelo projeto refletiram sobre as possibilidades de capacitação e projetos de vida, longe das situações de conflito com a lei. Alguns dos participantes relataram que gostaram de participar do encontro e que sonhavam com um futuro promissor a partir de boas escolhas.
Ods atingidas pelo impacto
Texto do impacto social
A equipe técnica do projeto observou que após a ação realizada pela Geração Futuro, os jovens em situação de conflito com a lei que participaram do encontro, demonstraram maior consciência acerca da importância dos estudos para a sua realização pessoal e profissional. Alguns jovens relataram que, a partir da reflexões promovidas passaram a considerar dar a possibilidade de dar sequência aos estudos através de cursos técnicos ou mesmo em nivel superior.
Ods atingidas pelo impacto
Objetivo Geral
Capacitar profissionalmente e pessoalmente jovens entre 14 a 18 anos em Acolhimento Insitucional, Associação de Bairros, Pastorais do Menor, CRAS e CREAS
Objetivos Especificos
Objetivo
Possibilitar capacitação pessoal e profissional a fim de tornar os jovens em situação de vulnerabilidade mais competitivos na busca por inserção no mercado de trabalho.
Ações
Objetivo
Contribuir para a formação cidadã de jovens e adolescentes que se encontram em situação de conflito com a lei.
Ações
Beneficiados
Serviço de Obraas Sociais
Passamos a integrar a rede de apoio dos jovens, contribuindo no cumprimento de medidas socioeducativas e na formação de uma rede de apoio aos jovens, onde compartilhamos informações e experiências sobre os mesmos, buscando uma maio efetividade das atividades desenvolvidas com estes.