Abordagem Social Para Pessoas em Situação de Rua
SorocabaParceria
Compartilhar:
Resumo
A abordagem social é um serviço especializado em abordagem social para pessoas em situação de rua e contempla ações complementares vinculadas ao programa municipal: “Não dê esmolas, dê oportunidades! O Serviço especializado em abordagem social é realizado junto às pessoas em situação de rua da cidade de Sorocaba, a fim de realizar a atenção imediata e garantir o acesso das mesmas à rede de serviços socioassistenciais através do encaminhamento ao Centro de Triagem e das demais políticas públicas, na perspectiva da garantia dos direitos. Serão realizadas durante a abordagem social, a distribuição de materiais informativos, orientação e aconselhamento à população em situação de rua, atuações em mutirões e outras ações organizadas pela SECID (Secretaria de Cidadania), que levam o nome de Operação dignidade. O projeto contempla, também, a abordagem social com foco PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil com o objetivo de atender denúncias e acolher crianças que se encontram expostas a situações de exploração do trabalho infantil. Devido a pandemia de Covid, o serviço passou a contar com equipe de técnica da área de saúde.
Justificativa
Frente ao crescente número de pessoas em situação de rua em Sorocaba, o serviço de abordagem social se mostra de suma importância, tendo em vista que realizará ações de atenção imediata aos cidadãos que se encontram vulneráveis, garantindo o acesso dos mesmos à rede de serviços socioassistenciais através do encaminhamento ao Centro de Triagem e demais políticas públicas na perspectiva da garantia de direitos.
Estudo de Realidade
O cenário econômico atual tem levado cidadãos a viverem nas ruas - muitas vezes, ao perder o emprego, renda e consequente condições de sustento, o cidadão perde, também, sua autoestima, sua dignidade e suas esperanças. O crescente número de pessoas em situação de rua em Sorocaba, sobretudo nas regiões centrais da cidade e próximas aos terminais rodoviários evidencia a necessidade de intervenção imediata junto a este público. Uma pesquisa publicada pelo IPEA com base em dados de 2015 projetou que o Brasil tem pouco mais de 100 mil pessoas vivendo nas ruas. O Texto para Discussão Estimativa da População em Situação de Rua no Brasil aponta que os grandes municípios abrigavam, naquele ano, a maior parte dessa população. Das 101.854 pessoas em situação de rua, 40,1% estavam em municípios com mais de 900 mil habitantes e 77,02% habitavam municípios com mais de 100 mil pessoas. O especialista em políticas públicas e gestão governamental, autor do estudo, Marco Antonio Carvalho Natalino, ressaltou a importância de dados atualizados sobre o tema, pois eles são essenciais à formulação e implementação de políticas públicas para essa parcela de brasileiros. Em Sorocaba, foi realizado em agosto de 2018 o 1º Encontro Metrolopitano de Assistência Social, que apontou a necessidade de se pensar num protocolo de atendimento à essa parcela da população.
Impacto Sociais
Texto do impacto social
Conforme registros de atendimeeto, por meio da abordagem social, 4.580 pessoas que se encontravam em situação de rua e que foram abordadas tiveram as suas demandas acolhidas e, as que desejaram, foram encaminhadas aos serviços socioassistencais ofertados pela rede, contribuindo para a sua reinserção social.
Ods atingidas pelo impacto
Texto do impacto social
Todos as pessoas em situação de rua que foram abordadas abordadas que necessitaram de atendimento médico foram encaminhadas aos serviços de saúde do município tais como SAMU, UPA, CAPS entre outros, viabilizando que os atendidos recebessem os cuidados médicos adequados às suas necessidades. Foram mais de 100 encaminhamentos aos serviços de saúde no período, conforme constam dos registros de encaminhamento aos serviços citados.
Ods atingidas pelo impacto
Texto do impacto social
Conforme evidenciado nos registros financeiros e contábeis, foram fornecidas passagens para todas as pessoas em situação de rua que manifestaram o desejo de retornar ao município de origem e convívio familiar. Foram fornecidas mais de 50 passagens, minimizando a possibilidade de que estas pessoas continuassem em situação de rua.
Ods atingidas pelo impacto
Texto do impacto social
O SOS firmou parcerias com o poder público - diversos equipamentos e politicas públicas. Ao longo do ano foram realizados encontros intersetoriais para discussão e alinhamento de estratégias, que contribuíram para a efetivação da política de assistência social no município. Observamos o fortalecimento da rede de proteção face ao trabalho conjunto e colhemos relatos dos demais atores, que também observam o fortalecimento da rede.
Ods atingidas pelo impacto
Texto do impacto social
Conforme registros internos, todos os colaboradores do projeto receberam equipamentos de proteção individual e foram orientados sobre as medidas de proteção e protocolos de prevenção ao COVID-19. Tais cuidados se mostraram essenciais para a preservação da saúde dos colaboradores.
Ods atingidas pelo impacto
Texto do impacto social
A equipe do projeto observou que a atuação em parceria junto aos diversos atores que atuam no atendimento à pessoa em situação de rua, tem contribuído para a formulação de fluxos de atendimento que beneficiam as pessoas em situação de rua, bem como, tornaram mais ágeis e eficazes os processos de trabalho de todas as organizações e serviços envolvidos. A agilidade nos processos também foi evidenciada no relato dos demais atores envolvidos no atendimento à pessoa em situação de rua.
Ods atingidas pelo impacto
Texto do impacto social
Em parceria com a Prefeitura de Sorocaba foram realizadas ações do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil. Além das campanhas realizadas por meio das redes sociais e cartazes afixados em locais públicos e nos ônibus, foram disponilizados canais de denúncia. As ações contribuíram para uma maior conscientização da população acerca do trabalho infantil e viabilizou o atendimento às crianças e adolescentes que se encontravam em situação de rua e com direitos violados.
Ods atingidas pelo impacto
Objetivo Geral
Contribuir para que pessoas em situação de rua no município de Sorocaba tenham acesso aos serviços socioassistenciais, através do encaminhamento aos serviços ofertados pela rede socioassistencial e demais políticas públicas na perspectiva da garantia dos direitos.
Objetivos Especificos
Objetivo
Promover ações que contribuam para que pessoas em situação de rua tenham acesso ao serviços serviços ofertados pela rede socioassistencial e demais políticas públicas do município de Sorocaba.
Ações
Objetivo
Promover ações que contribuam para erradicação do trabalho infantil no município de Sorocaba.
Ações
Objetivo
Promover ações de atenção a saúde, com foco nos sintomas de Covid junto as pessoas em situação de rua.