Gerando Educação
SorocabaPróprio
Compartilhar:
Resumo
A Associação Criança Feliz de Sorocaba, realiza o projeto Gerando Educação, que consiste em possibilitar atendimento gratuito com uma equipe multidisciplinar, afim de diminuir os danos causados pela pandemia, relacionados a dificuldades e transtorno de aprendizagem. Serão oferecidas oficinas psicopedagógicas, atendimentos individuais quando necessário, atividades socioemocionais com psicólogo, rodas de conversas para acolher e debater alguns temas com as famílias, atividades de consciência corporal, espacial, coordenação motora e outros. Todas as ações serão realizadas no espaço da Instituição, outras ações de demanda externa são feitas com aviso prévio e autorização dos responsáveis. O projeto acontece três vezes na semana, em contraturno escolar, com duração de um ano de Março/2023 a Março/2024. Acreditamos que se executadas de forma conjunta e com reuniões para discussão dos resultados, é possível atingirmos as metas.
Justificativa
De acordo com o estudo de realidade apresentado, no qual é visível uma preocupação com relação ao desenvolvimento de crianças e adolescentes é de extrema importância que seja realizado um acompanhamento e direcionamento para que a busca por autonomia e protagonismo em suas vidas seja alcançado. Nos processos de formação, capacitação, reuniões de equipe, rodas de conversas, articulação com a rede e outros, será todo intermediado pela nossa instituição, acreditamos na execução e no alcance dos resultados por ja termos realizado antes essas ações.
Estudo de Realidade
O cenário de confinamento gerado pela COVID -19, fez com que as aulas, se tornassem remotas, o único meio viável que assegurou o direito a educação e cumprimento do distanciamento social, como medida preventiva de contenção da pandemia. Além de tudo, as aulas virtuais, com muito tempo na tela do computador, têm gerado uma maior ansiedade nas crianças, ocasionando ganho de peso e dificuldades no sono. Chegando perto do seu terceiro ano, a covid-19, causou impacto sobre a saúde mental e bem-estar de crianças e jovens. Segundo os últimos dados disponíveis do UNICEF, globalmente, pelo menos uma a cada sete crianças foi diretamente afetada pelos lockdowns, enquanto mais de 1,6 bilhões de crianças sofreram alguma perda relacionada a educação. Com o acúmulo de incertezas causado pela pandemia, as muitas mudanças de rotina e as alterações nas formas de socialização, ficou ainda mais evidente a importância de olhar para os sentimentos de crianças, a falta de interação física afetou as aptidões sociais e emocionais de todos.Diante a esse cenário de disparidade e profundas desigualdades no sistema educacional brasileiro, que normalmente já apresentava dificuldade de recursos tecnológicos, tendo sido acentuado e visibilizado em função da Pandemia do novo Coronavírus, é notório os efeitos desse contraste, sobretudo em crianças e adolescentes que já possuem transtornos e dificuldades na aprendizagem. É fundamental que tenhamos um trabalho que considere o ensejo emocional e social dessas crianças e adolescentes, em situação de vulnerabilidade social, assim como as ansiedades que permeiam a vida neste momento, promovendo uma humanização no atendimento e a facilitação do desenvolvimento da autonomia, que tenha dos 6 aos 17 anos.
Impacto Sociais
Texto do impacto social
Através de atividades avaliativas, discussão de casos e relatos dos familiares e escolas. Crianças em situação de vulnerabilidade social e familiares. Durante o período de pandemia, foi identificado por meio de vários contatos a procura pelo serviço relacionado as dificuldades de aprendizagem, resultando na elaboração do projeto, uma vez que já havíamos desenvolvido algo anterior a esse cenário. Mudança no comportamento de algumas crianças, evolução durante atividades propostas, o relacionamento entre criança e família passou a ser melhor, incluindo irmãos.
Ods atingidas pelo impacto
Objetivo Geral
Oferecer um espaço de convivência, protagonismo e autonomia, para o desenvolvimento individual e social de crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade.
Objetivos Especificos
Objetivo
Contribuir para inclusão social por meio da educação complementar, acompanhamento psicopedagógico e psicossocial;
Ações
Objetivo
Ampliar o acesso à cultura e a arte por meio de oficinas de arte terapia e passeios culturais;
Ações
Objetivo
Contribuir com a promoção da saúde mental de crianças e adolescentes afetados pela pandemia;
Ações
Objetivo
Desenvolver habilidades sociais e artísticas;
Ações
Objetivo
Promover a convivência com as diferenças e o respeito às individualidades;
Ações
Objetivo
Oferecer conteúdos lúdicos que auxiliem no desenvolvimento e formação dessas crianças e adolescentes;
Ações
Objetivo
Desenvolver habilidades de comunicação.