Inclusão da pessoa com autismo no mundo do trabalho
SorocabaPróprio
Compartilhar:
Resumo
Considerando as barreias que a pessoa com TEA enfrenta, o projeto em questão auxiliou na disseminação de informações corretas sobre a temática a partir de bate-papo com especialista no assunto. O público alvo foi estudantes do curso técnico em podologia, que estão com projeto em andamento com a temática de atendimentos inclusvios em podologia para pessoas com TEA e suas famílias, como também, oportunizou que docentes da casa que pudessem participasse desse momento para contribuir também com a inclusão das pessoas com deficiência (PCD) em nossa escola.
Justificativa
Publicado em 2 de dezembro de 2021, o relatório anterior do CDC mostrava que 1 em cada 44 crianças aos 8 anos de idade era diagnosticada autista, segundo dados coletados no ano de 2018, em contraponto com o número atual de 1 em cada 36 crianças. Além disso, a população autista enfrenta ainda muito preconceito e discriminação, muitas vezes, motivados pela ausência de dialogo e informações sobre a questão. Saiba mais em: https://autismoerealidade.org.br/2023/04/14/uma-a-cada-36-criancas-e-autista-segundo-cdc/#:~:text=Atualmente%2C%20o%20n%C3%BAmero%20ainda%20%C3%A9,1%20em%20cada%2036%20crian%C3%A7as.
Estudo de Realidade
O transtorno do espectro autista (TEA) se refere a uma série de condições caracterizadas por algum grau de comprometimento no comportamento social, na comunicação e na linguagem, e por uma gama estreita de interesses e atividades que são únicas para o indivíduo e realizadas de forma repetitiva. A partir das caractéristicas acima do TEA, é notório a dificuldade que essas pessoas e suas famílias enfrentam para os estudos e, por consquência, para o mundo do trabalho. Por isso, esse projeto buscou trazer maior visibilidade para a questão, como também, proporcionar uma compreensão mais ampla da questão, visto que a turma de técnico em podologia escolheu o público TEA para trabalhar seu projeto integrador, logo, buscando formas de atendimento mais inclusivos para pessoas com TEA e suas respectivas famílias.
Impacto Sociais
Texto do impacto social
Roda de conversa após a ação em que as estudantes do curso de podologia colocaram o quanto aprenderam sobre autismo em contraponto ao quanto desconheciam. A mesma narrativa esteve presente nos (as) professores (as) que participaram da atividade, visto que em suas formações originárias nunca tiveram formações voltadas para as pessoas com deficiência, em especial, a pessoa autista. Estudantes de podologia e profesores (as) do Senac Sorocaba Com estudantes de curso técnico em podologia que em aulas manifestaram interesse em saber mais sobre autismo para promover atendimentos mais inclusivo para pessoas autistas e suas famílias. Muitas perguntas durante a ação, tanto que o tempo ficou até curto, visto a participação das pessoas estudantes e professores (as) participante. Ideias de como promover um espaço mais seguro e inclusivo no atendimento de podologia para pessoas autistas e suas famílias.
Ods atingidas pelo impacto
Objetivo Geral
Conscientizar sobre o TEA e diminuir os estigmas em relação a essa população.
Objetivos Especificos
Objetivo
Oportunizar momento com especialista no assunto para dialogar e tirar as dúvidas de estudantes do curso técnico em podologia que realizam projeto integrador sobre atendimento inclusivo para pessoas com TEA.