Fala, Preta! Combate ao racismo em espaços de trabalho

SorocabaPróprio

Compartilhar:

Resumo

Em comemoração ao dia 25/07 (Dia a Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e Dia Nacional de Tereza de Benguela), o Senac Sorocaba promoveu um painel com lideranças negras do gênero feminino da cidade de Sorocaba para dialogar sobre a diferença entre preconceito e discriminação, como também, como essas questões podem aparecer nos espaços de trabalho, como forma de previnir o assédio motivado por questões étnico-racais dos espaços de trabalho.

Justificativa

Considerando que o racismo e a discriminação racial ainda estão presentes na sociedade e nas relações de trabalho, o objetivo de se trabalhar essa temática na escola é valorizar as culturas negras como forma de combater toda e qualquer discriminação, conforme preconiza a Convenção 11 da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Estudo de Realidade

Dia 25/07 é a data em que se comemora o dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e Dia Nacional de Tereza de Benguela. Essa data relembra o marco internacional de luta e resistência da mulher negra para reafirmar a necessidade de enfrentar o racismo e o sexismo vivido até hoje por mulheres que sofrem com a discriminação racial, social e de gênero. Essa discmrinação, também pode ser encontrada nos espaços de trabalho, por isso, a importância de se trabalhar as relações étnico-raciais em uma escola voltada para o Mundo do Trabalho como o caso do Senac Sorocaba.

Impacto Sociais

Externo

Texto do impacto social

Realizado roda de conversa para análise qualitativa. Ponto destacado por alguns estudantes foi termos trazido pessoas do meio artistico de Sorococaba para que houvesse pluralidade de linguagem. Estudantes Senac Sorocabae público externo. Em comemoração ao dia 25 de julho – Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. Pessoas participantes conheceram a realidade e a disparidade educacional presente ainda em relção às pessoas brancas, pretas e bardas, visto que a desigualdade de renda esbarra também nos padrões culturais e que o racismo estrutural é muito mais do que somente os xingamentos que a mídia mostra, conforme um aluno comentou após a avaliação da atividade.

Ods atingidas pelo impacto

imagem da ods undefined
imagem da ods undefined
imagem da ods undefined
imagem da ods undefined
imagem da ods undefined
imagem da ods undefined
Externo

Texto do impacto social

Com roda de conversa após evento, apresetação das participantes sobre as políticas de combate ao racismo em espaços escolares e de trabalho. Estudantes Senac Sorocaba e público externo. Em comemoração ao dia 25 de julho – Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. Durante a atividade, as participantes convidadas trouxeram as leis e políticas públicas que assumem o compromisso de minimizar a discriminação ainda sofrida pela população preta e parda brasileira.

Ods atingidas pelo impacto

imagem da ods undefined
imagem da ods undefined
imagem da ods undefined
imagem da ods undefined
imagem da ods undefined
imagem da ods undefined

Objetivo Geral

Objetivos Especificos

Objetivo

Valorizar as culturas pretas locais.

Ações
Roda de conversa com lideranças negras femininas da cidade de Sorocaba.
Realizada
Objetivo

Combater o assédio moral motivado por questões étnico-raciais do espaço de trabaho.

Ações
Roda de conversa com lideranças negras femininas na cidade de Sorocaba para conceitualziar a diferença entre pré-conceito, discrminação e assédio motivado por questões étnico raciais.
Realizada

Beneficiados

Não foi encontrado nenhum beneficiado para essa iniciativa

Numero de Beneficiados

Não foi encontrado números de beneficiados para essa iniciativa