Reflexões sobre a (ausência de) liberdade dos negros pós-abolição: diálogos entre literatura, história e políticas públicas no Brasil.
Compartilhar:
Descrição
Este projeto de pesquisa busca trazer reflexões sobre a (ausência de) liberdade dos negros nas primeiras décadas após a abolição da escravatura no Brasil, utilizando a literatura brasileira como base. O estudo pretende preencher lacunas históricas ao explorar a literatura como fonte de compreensão desse período da história brasileira, destacando as experiências pós-abolição dos negros, a falta de um projeto político assistencial e suas consequências em áreas como educação, saúde e acesso à terra. Integrando abordagens interdisciplinares entre literatura, história e políticas públicas, a pesquisa visa oferecer uma visão mais completa e contextualizada desse período, além de contribuir para os estudos literários e históricos, ampliando a compreensão da dinâmica racial contemporânea no Brasil.
Objetivos
Discutir sobre a liberdade dos negros no Brasil nas primeiras décadas após a abolição da escravatura, considerando a literatura nacional como fonte histórica.
Atividade:
Identificar as experiências vividas pelos negros no período pós-abolição, utilizando livros de literatura nacional como fonte historiográfica.
Impacto Social:
InternoApós a leitura das obras indicadas, elaboramos um resumo expandido, o qual foi apresentado em forma de comunicação oral. O trabalho foi premiado como o melhor projeto de ensino do IFPR Campus Irati, entre os que foram apresentados no evento em 2024.
Atividade:
Descrever historicamente o conceito de liberdade.
Impacto Social:
InternoTemos estudado a ideia de liberdade e identidade negra. No caso do pensamento de identidade, estudamos 3 autores: Ciampa, Hall e Dubar. No entanto, alteramos a ideia inicial de 3 autores para o conceito de liberdade.
Atividade:
Observar as consequências geradas pela não existência de um projeto político voltado para a assistência dos recém-libertos – em áreas como educação, saúde, acesso à terra, entre outras.
Impacto Social:
InternoCriamos um clube do livro e fizemos também a leitura coletiva de 2 dessas 6 obras citadas anteriormente. Nos encontros, discutimos sobre as políticas públicas que são citadas (indiretamente) na obra e outras que foram analisadas por meio de pesquisa.
Observações Gerais
O intuito é ser um projeto multidisciplinar: valorização da cultura do povo negro por meio da arte e filosofia; uso dos resultados nas aulas de história, sociologia, língua portuguesa e literatura.
Dados de execução
Público Beneficiado:
Adolescentes
Grupo de pessoas beneficiadas:
Negros
Quilombolas
Atendimentos:
364 Adolescentes