Programa de Eficiência Energética do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu da Unesp (HCFMB)
Compartilhar:
Descrição
O projeto para a instalação da maior usina fotovoltaica em telhados de hospitais do Brasil foi realizado no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) da Unesp como uma ação de GESTÃO. Este projeto contou com a parceria da CPFL paulista, Vitális - Soluções Energéticas, o HCFMB e a Unesp. O investimento foi de R$ 9.803.243,69, gerando uma economia de energia de 2.781,70 MWh/ano e uma redução de demanda na ponta de 148,25 kW e uma redução de emissão de CO2 de 886,20 tCO2 por ano, o que corresponde ao abastecimento de aproximadamente 1.160 residências com consumo de 200 kWh/mês, durante 1 ano e ao plantio de 6.200 novas árvores e uma economia mensal na ordem de R$ 105.000,00 com base nas tarifas aplicadas em agosto de 2024. De fato, trata-se de um IMPACTO INTERNO/EXTERNO extremamente importante para a Unesp, pois representa uma redução de 886 toneladas de CO2 por ano que deixarão de ser emitidas na atmosfera, além da economia gerada, conforme publicado no link: https://jornal.hcfmb.unesp.br/hcfmb-abriga-maior-usina-solar-instalada-em-telhados-de-hospitais-do-brasil/
Objetivos
Aumentar os níveis de eficiência dos sistemas energéticos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu da Unesp com consequente diminuição dos custos operacionais e seus impactos no meio ambiente por meio de energias renováveis, resultando também em economia que poderá ser destinada para investimento no ensino e prática da medicina voltada para a comunidade da região.
Atividade:
Impacto externo nos níveis de eficiência dos sistemas energéticos do Hospital das Clínicas da FMB da Unesp por meio de usinas fotovoltaicas, reduzindo a emissão de 886 toneladas de CO2 por ano.
Impacto Social:
InternoO projeto está impactando na dimensão interna e externa à Unesp, uma vez que tem reduzido os custos do HC/FMB com energia e, ao mesmo tempo, contribui para a redução do impacto de emissões de carbono na atmosfera.
Atividade:
Mapear, captar e fortalecer parcerias interinstitucionais para manutenção do investimento nos sistemas energéticos fotovoltaicos para o HC da FMB/Unesp Botucatu.
Impacto Social:
InternoO projeto de eficiência energética do HC/Botucatu deu continuidade às atuais parcerias para viabilização das ações previstas, e segue prospectando novas alianças público-privadas, que impactam a redução de custos e emissão de carbono.
Observações Gerais
Entendemos que este projeto impacta o ODS 6 e também o ODS 3 à medida que há uma relação intrínseca entre Saúde e Meio Ambiente.
Dados de execução
Público Beneficiado:
OutrasOrganizacoes
Organizações Beneficiadas:
Toda a comunidade atendida pelo HCFMB e a região de Botucatu
Parceiros:
CPFL Paulista
Vitális
Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu
Unesp