Observatório da Sustentabilidade: estudos em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Compartilhar:
Descrição
A iniciativa reúne estudos do Mestrado em Sustentabilidade e da graduação em Arquitetura e Urbanismo do Instituto Federa do Paraná (IFPR), Campus Umuarama, e está ligado ao grupo de pesquisa de mesmo nome do CNPq desde 2014. Dessa forma, o objetivo é realizar estudos inter, multi e transdisciplinares relacionados à sustentabilidade no Estado do Paraná em prol dos ODS. O público-alvo majoritário é a população da cidade de Umuarama e região. O município fica no noroeste do Estado do Paraná, a 575 km da capital e a 442 metros de altitude. De acordo com a Prefeitura Municipal de Umuarama, o solo da região é o do tipo Arenito Caiuá, com grande suscetibilidade aos processos erosivos. O município tem área territorial de 1.235,364 km², pertencentes a 3 bacias hidrográficas: Ivaí, Piquiri e Paraná 2. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2022 a cidade contava com 117.095 habitantes, dos quais aproximadamente 55% são economicamente ativos com remuneração média de R$ 2.500,00. Os dados oficiais apresentam taxa de pobreza de 2,79% e Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de 0,761. Conforme o IBGE, 93,7% da população é atendida por coleta de esgoto e 100% é atendida por energia elétrica, água e coleta de resíduos orgânicos. A cidade é servida por um aterro sanitário onde há também uma cooperativa de catadores de materiais recicláveis. Com esse breve contexto, fica esclarecida a motivação para a realização de estudos na área da sustentabilidade.
Objetivos
Análise da qualidade de vida urbana de cidades paranaenses por meio dos indicadores de desempenho e de educação ambiental
Atividade:
Publicação científica
Impacto Social:
ExternoAs crianças e jovens beneficiados participaram de ações de educação ambiental nas escolas. O público adulto teve acesso aos resultados do projeto por meio de eventos científicos e publicação de artigos, e isso pode servir para o planejamento urbano.
Dados de execução
Público Beneficiado:
Criancas
Adolescentes
Adultos
MeioAmbiente
Grupo de pessoas beneficiadas:
Outros
Sistema beneficiado:
Rios
Florestas
Atendimentos:
63 Crianças
25 Adolescentes
150 Adultos