PROJETO #ESCRITOPORELAS: LEITURA DE MULHERES COMO ATO POLÍTICO EM JAGUARIAÍVA/PR
Compartilhar:
Descrição
De acordo com dados do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES), em 2024 o município de Jaguariaíva/PR possuía uma população estimada de 36.231 habitantes e, segundo o censo do IBGE (2010), apesar do PIB per capita de R$ 50.833,00, a renda média domiciliar per capita foi de R$ 603,84. Estes indicadores demonstram o elevado grau de desigualdade de renda presente no município. A discussão acerca do protagonismo da mulher em diferentes espaços é pertinente e relevante principalmente em municípios menores, que tradicionalmente não possuem sociedades civis organizadas que debatam estas questões. A leitura de livros e textos de autoras regionais e nacionais serve como incentivo à produção literária e dissemina o trabalho de mulheres muitas vezes desconhecidas na sua própria região. A leitura deve ser vista como um ato político, de resistência, principalmente quando desenvolvida por mulheres e para mulheres. Diante de tal situação foi desenvolvido o objetivo deste projeto, voltado ao incentivo à leitura através da divulgação do trabalho de escritoras mulheres tendo como como público alvo principal mulheres do município no qual é desenvolvido, a fim de despertar nos envolvidos a visão de independência e autonomia para se expressarem, além da expansão da visibilidade de autores regionais e o uso de bibliotecas como prática contínua.
Objetivos
Despertar o interesse pela leitura como ato político através de textos concebidos por mulheres.
Atividade:
Pesquisa bibliográfica sobre aspectos políticos da leitura e incentivo à leitura.
Impacto Social:
InternoPublicações nas redes sociais do projeto; diversidade de autoras utilizadas nos encontros proporcionados pelo projeto. Aquisição de mais acervo bibliográfico de autoras mulheres para uma das três bibliotecas públicas do município.
Atividade:
Discutir diferentes percepções sobre o papel da mulher na sociedade local a partir das leituras.
Impacto Social:
ExternoAtividade presencial realizada no Colégio Estadual Nilo Peçanha, contou com a presença de 21 alunos do 1°ano do ensino médio Percepção dos estigmas de gênero na literatura.
Dados de execução
Público Beneficiado:
Adolescentes
Adultos
Grupo de pessoas beneficiadas:
LGBTQIA
Mulheres
PCD
Negros
Atendimentos:
493 Adolescentes
46 Adultos