2° EDIÇÃO DO SEMINÁRIO CULTURAL DE POVOS DE TERREIRO
Compartilhar:
Descrição
O Fórum Paranaense das Religiões de Matriz Africana (FPRMA) é um evento presencial organizado há mais de quatorze anos, congrega comunidades tradicionais, lideranças sociais, templos e entidades de diversas denominações afro-religiosas ao redor do Estado do Paraná, com o objetivo de defesa dos direitos dos povos de terreiro, promoção de ações de combate ao racismo e à intolerância e monitoramento de políticas públicas. Ainda, o FPRMA desenvolve diversas ações de cunho cultural, social e religioso, entre elas voltadas à proteção e promoção do patrimônio cultural de matriz africana em nosso estado. O evento envolve diversas instituições parceiras de diferentes segmentos que colaboram com as palestras e oficias. Discutir sobre a riqueza das culturas de terreiro, suas tradições e a importância da preservação da ancestralidade. Abordar temas sobre as ações e estratégias de salvaguarda promovidas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para preservar as tradições de terreiro. relacionar a educação das relações étnico-raciais e o direito ao sagrado: perspectivas, desafios e possibilidades.
Objetivos
Debate sobre a defesa dos direitos dos povos de terreiro, promoção de ações de combate ao racismo e à intolerância, principalmente entre mulheres, e monitoramento de políticas públicas.
Atividade:
Debater A Educação das relações étnico-raciais e o direito ao sagrado: perspectivas, desafios e possibilidades. – Palestrante: Prof.ª Magda Luiza.
Impacto Social:
ExternoTodos os participantes do evento foram certificados, conforme modelo em anexo.
Atividade:
Abordar as ações e estratégias de salvaguarda promovidas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para preservar as tradições de terreiro. Palestrante: Fabiana Moro
Impacto Social:
ExternoA programação foi construída de maneira a abordar através de mesas e debates, oficinas, vivências e palestras sobre racismo, intolerância religiosa, pertencimento, tradição, vivências e raízes da ancestralidade.
Atividade:
Discutir sobre a riqueza das culturas de terreiro, suas tradições e a importância da preservação da ancestralidade. Palestrante: Iya Vera de Osun, Doutora Honoris Causa, Iyalorixá do Ilê Asè Igba Afa
Impacto Social:
ExternoO evento reuniu especialistas e lideranças para abordar temas como identidade, pertencimento, salvaguarda de tradições e as contribuições acadêmicas sobre o sagrado nas religiões de matriz africana.
Dados de execução
Público Beneficiado:
Adultos
Adolescentes
Idosos
OutrasOrganizacoes
Grupo de pessoas beneficiadas:
Mulheres
Negros
Quilombolas
Refugiados
Migrantes
LGBTQIA
Atendimentos:
45 Adolescentes
45 Adultos
10 Idosos
Organizações Beneficiadas:
Umbanda Matriz Africana
Fórum Paranaense das Religiões de Matriz Africana (FPRMA)
INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ
Departamento de Direitos Humanos e Cidadania - DEDIHC
Organização Religiosa Àlàáfià Candomblé
Parceiros:
Departamento de Direitos Humanos e Cidadania - DEDIHC
Organização Religiosa Àlàáfià Candomblé
Umbanda Matriz Africana
Fórum Paranaense das Religiões de Matriz Africana (FPRMA)