Brinquedo interativo para auxiliar pessoas com a motricidade fina reduzida

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCACAO CIENCIA E TECNOLOGIA DO PARANA
Projeto
10/03/2023 - 21/12/2024

Compartilhar:

Descrição

O projeto consiste no desenvolvimento de um brinquedo interativo destinado a pessoas com motricidade fina reduzida. Esse está sendo elaborado por meninas que fazem o ensino médio, que não apenas buscam seu desenvolvimento no campo científico, mas também almejam contribuir com uma comunidade que, infelizmente, ainda recebe pouca atenção no Brasil. O público-alvo, inicialmente, deste projeto é composto por pessoas que apresentam Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Estas condições afetam a capacidade de realização de atividades motoras finas, essenciais para a autonomia e o desempenho em tarefas cotidianas. Assim, realizar um projeto com iniciativa social se torna de suma importância para promover a equidade de oportunidades e contribuir para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes que enfrentam desafios motores finos. Ao criar um brinquedo interativo adaptado às necessidades específicas desses indivíduos, o projeto busca não apenas estimular suas habilidades cognitivas e motoras, mas também promover sua inclusão e acessibilidade. A intervenção precoce e contínua é essencial para minimizar as diferenças de habilidades e proporcionar um futuro mais inclusivo e próspero.

Objetivos

Objetivo:

Estimular o desenvolvimento neuropsicomotor fino

Atividade:

Por meio das atividades desenvolvidas nas pistas do brinquedo interativo, vir a aprimorar a motricidade fina de pessoas, surgindo a importância essencial para o bem-estar de crianças e adultos.

Redução das desigualdades
Impacto Social:
Externo

Durante as apresentações notou-se o impacto positivo nas pessoas fizeram uso do brinquedo, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento da independência, autoconfiança e na capacidade de realizar uma tarefa sem a ajuda de terceiros. A mudança observada durante o uso do brinquedo foi que a pessoa não teve o sentimento de inclusão, uma vez que houve incentivo, aplausos e principalmente o afeto entre todos presentes. Assim, o indivíduo se sentia mais em isolamento afetivo e social.

Atividade:

Desenvolver um protótipo de um brinquedo interativo

Educação de qualidade
Impacto Social:
Externo

Ao apresentar o brinquedo em feiras, crianças e adultos demonstraram interesse, especialmente por ser adaptado para pessoas atípicas (TEA, TDAH, AVC). O protótipo ajustável proporciona autonomia, integrando luzes, sons e atividades inclusivas. A iniciativa identificou a falta de brinquedos adaptáveis para pessoas com TEA e TDAH. Planeja-se testar o brinquedo com apoio de APAEs e especialistas, visando validar sua eficácia e oferecer uma solução inclusiva para desenvolver a motricidade fina

Observações Gerais

Por se tratar de um projeto em desenvolvimento, estamos na etapa de validação. E o intuito é fazer a montagem de alguns brinquedos e doar para instituições públicas futuramente.

Dados de execução

Público Beneficiado:

Adolescentes

Grupo de pessoas beneficiadas:

Outros

PCD

Mulheres

Atendimentos:

4 Adolescentes