Núcleos de Arte e Cultura do IFPR - NACs
Compartilhar:
Descrição
Os NACs possuem o papel institucional de fomentar a formação, a difusão e a articulação da produção artístico-cultural do IFPR, assessorando a Pró Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação (Proeppi) na gestão da política cultural da Instituição e contribuindo para a memória e a preservação de seu patrimônio cultural. Os NACs tornaram-se importante referência na gestão da política cultural da Instituição e contribuem significativamente para a educação integral da comunidade acadêmica, bem como para a memória e a preservação do patrimônio cultural, tanto institucional quanto dos locais onde o IFPR está presente. Os núcleos estão vinculados à Proeppi, por meio da Diretoria de Extensão, Arte e Cultura (Diext) e são constituídos pelos docentes da Área de Arte, técnicos, estudantes e membros da comunidade externa. Os NAC’s são constituídos pelo NAC/Proeppi, sob a gestão da Proeppi/Diext, Coordenação de Arte e Cultura, e pelos NAC/Campus, subordinados às Diretorias de Ensino, Pesquisa e Extensão ou equivalente. Cada NAC/Campus é formado por um representante e membros, os quais são designados por meio de Portarias das Direções Gerais. Os Núcleos de Arte e Cultura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR) foram criados a partir da publicação da Resolução do Conselho Superior do IFPR (Consup) nº 69, de 13 de dezembro de 2017.
Objetivos
São objetivos dos NAC’s: I – desenvolver produção e difusão de conhecimento de caráter multi e interdisciplinar, nas diversas áreas do conhecimento da Arte e cultura: Música, Teatro, Artes Visuais, Dança, Culturas Tradicionais, Patrimônio Material e Imaterial e áreas afins. II – mapear ações artísticas e culturais do IFPR e comunidade a qual pertence, criando um inventário institucional, local e regional. III – fomentar a formação, a difusão, a articulação e a preservação da arte e da cultura, em consonância com a Lei de Criação dos Institutos Federais (Lei n. 11.892/08).
Atividade:
Aulas e projetos de arte em todos os cursos de ensino médio integrado dos 26 campi, para disseminar a cultura.
Impacto Social:
ExternoDe acordo com o relatório de atividades dos NACS, 323 pessoas fazem parte dos Núcleos de Cultura do IFPR na atualidade, as quais desenvolvem diversas ações de ensino, pesquisa e extensão com a comunidade. Ao todo, são 122 projetos em desenvolvimento
Dados de execução
Público Beneficiado:
Adultos
Adolescentes
Grupo de pessoas beneficiadas:
LGBTQIA
PCD
Mulheres
Indigenas
Negros
Quilombolas
Outros
Refugiados
Migrantes
Atendimentos:
200 Adolescentes
123 Adultos