Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do IFPR - Neabi

Cajuru
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCACAO CIENCIA E TECNOLOGIA DO PARANA
Programa
17/07/2023 - 12/10/2024

Compartilhar:

Descrição

Os Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do Instituto Federal do Paraná (IFPR) têm o papel institucional de fomentar a formação, a produção de conhecimentos e a realização de ações que contribuam para a valorização da história, das identidades e culturas negras, africanas, afrodescendentes e dos povos originários tradicionais (etnias indígenas) no IFPR e para a superação de diferentes formas de discriminação étnico-racial. Possuem o papel de assessorar a Pró Reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROEPPI) na gestão das políticas públicas contribuindo assim com o fortalecimento, a criação e a implementação de diretrizes, metas e ações com foco nessas identidades socioculturais. Os NEABI são constituídos pelo NEABI Institucional, sob a gestão da Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROEPPI); pelo NEABI Local instituído em cada campus, subordinado às Diretorias de Ensino, Pesquisa e Extensão ou equivalente; pelos membros dos NEABI Locais, bem como seus respectivos representantes.

Objetivos

Objetivo:

Fomentar a formação, a produção de conhecimentos e a realização de ações que contribuam para a valorização da história, das identidades e culturas negras, africanas, afrodescendentes e dos povos originários tradicionais (etnias indígenas) no IFPR, de forma indissociável ao Ensino, à Pesquisa e à Extensão, atendendo ao disposto na Legislação Educacional brasileira e buscando a superação de diferentes formas de discriminação étnico-racial, por meio de realização de debates e reflexões, no âmbito do IFPR e no da sociedade civil a que pertence, acerca das relações étnico-raciais, com foco especial em populações negras, africanas, afrodescendentes e e originárias tradicionais (etnias indígenas).

Atividade:

Promover o fortalecimento das leis e políticas não discriminatórias no âmbito dos 26 campi do IFPR.

Paz, justiça e instituições sólidas
Impacto Social:
Interno

Ampla divulgação dos canais de denúncia nos 26 campi do IFPR. Está disposto em lugar visivel e de fácil acesso aos estudantes e servidores dos campi.

Atividade:

Reestruturação dos NEABIS a través da eleição de um representante institucional junto a Reitoria, que irá representar os 26 núcleos.

Igualdade de gênero
Impacto Social:
Interno

Com a Portaria1849/2024 permitiu a Coordenadora participar das discussões referentes às bancas de heteroidentificação racial nos processos seletivos do IFPR; apoiar na gestão e na captação de recursos para os núcleos.

Atividade:

Vincular a representação institucional dos NEABIS diretamente ao Gabinete do reitor, com o objetivo de agilizar os processos e dar protagonismo aos núcleos no IFPR e na comunidade como um todo.

Redução das desigualdades
Impacto Social:
Interno

Asessoria especifica para gerenciamento dos núcleos institucionais relacionados à área dos direitos humanos.

Atividade:

Projetos de ensino, pesquisa e extensão com foco na educação antirracista no IFPR.

Paz, justiça e instituições sólidas
Impacto Social:
Interno

O relatório evidencia a atuação dos Núcleos no âmbito dos 26 campi da instituição, com o resumo das ações realizadas e sua importância para a concretização das políticas institucionais.

Atividade:

Curso de Aperfeiçoamento em "Educação para as Relações Étnico-raciais" ofertado em quatro campi do IFPR.

Educação de qualidade
Impacto Social:
Externo

O curso foi realizado em 4 campi do IFPR. Para 2025, já está em andamento a expansão para ofereicmento do curso em 16 campi.

Atividade:

Criação de um Grupo de Trabalho GT, no sentido de atender a Lei 10639/2023 para incluir no currículo a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira" no currículo dos cursos.

Educação de qualidade
Impacto Social:
Interno

Foram criados os núcleos nos 26 campi do IFPR por meio da Resolução nº 71/2028 com o objetivo assessorar equipes pedagógicas e gestores institucionais quanto à inclusão e/ou ampliação de temas relacionados à educação para as relações étnico-raciais

Dados de execução

Público Beneficiado:

Adultos

Adolescentes

Grupo de pessoas beneficiadas:

Mulheres

Indigenas

LGBTQIA

PCD

Negros

Quilombolas

Outros

Migrantes

Refugiados

Atendimentos:

200 Adolescentes

150 Adultos