7 Marias - Exposição Interativa
Compartilhar:
Descrição
Inspirada no "Museu da Empatia" a exposição traz a história de vida de 7 mulheres que foram vítimas de violência doméstica. Os visitantes são convidados a tirarem o seu calçado e, em seguida, escolher um dos sapatos disponíveis. Ao calçá-lo, recebe um fone e ouve o áudio da trajetória daquela mulher cujo sapato está em seus pés. Na gravação ela conta as violências que vivenciou e como isso a afeta ainda hoje. Apresentada inicialmente para os alunos do IFPR do campus de Barracão e aberta a comunidade da Trifronteira, foi levada ao “Grupo Reflexivo de Homens Autores de Violência”, ao grupo de Agentes Comunitárias de Saúde e Conselheiros Tutelares dos municípios da Comarca de Barracão, à UTFPR – Campus de Francisco Beltrão e, no final do mês de agosto de 2024 será levada à Unioeste, Campus de Francisco Beltrão. Por onde passou até agora, a exposição sensibilizou muitos visitantes, especialmente no município de Barracão, onde a violência doméstica configura-se o principal problema da segurança pública. De acordo com a Polícia Civil, entre as 156 Comarcas do estado do Paraná, Barracão é a vigésima oitava comarca em números registrados de violência contra a mulher. A exposição vem ao encontro dessa realidade, buscando sensibilizar os homens acerca da tragédia que é a violência doméstica e encorajar as mulheres a denunciarem sempre que forem vítimas dessas atrocidades.
Objetivos
- Sensibilizar os homens acerca da tragédia que é a violência doméstica;
Atividade:
- Apresentação da exposição "7 Marias"
Impacto Social:
ExternoTanto os diálogos que os monitores da exposição estabeleceram com os homens que conheceram o trabalho quanto as cartas que eles escreveram às mulheres vítimas, demonstraram que a iniciativa muito os sensibilizou para o drama da violência doméstica.
- Encorajar mulheres a denunciarem sempre que forem vítimas de alguma violência
Atividade:
- Apresentação da exposição "7 Marias"
Impacto Social:
ExternoVárias mulheres que participaram da exposição relataram já ter vivenciado situações semelhantes e que nunca chegaram a pensar que fosse violência. Após a exibição do trabalho em Barracão o MP relatou ter recebido novas denúncias de mulheres vítimas.
Observações Gerais
- Até o momento já visitaram a exposição: - 275 adolescentes, dos quais: 124 meninos e 151 meninas - 315 adultos, dos quais: 202 mulheres e 113 homens - Estima-se que em torno de 70 idosos.
Dados de execução
Público Beneficiado:
Adolescentes
Adultos
Idosos
OutrasOrganizacoes
Grupo de pessoas beneficiadas:
Mulheres
Outros
Atendimentos:
300 Adolescentes
500 Adultos
100 Idosos
Organizações Beneficiadas:
IFPR
UTFPR
Unioeste
Conselho Tutelar
Grupo Reflexivo de Homens Autores de Violência
Agentes Comunitários de Saúde