Convênio Firmado entre IFPR e a FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA para obtenção de recursos para bolsas de graduação para extensão, pesquisa e inovação.
Compartilhar:
Descrição
Desde o ano de 2018 o IFPR tem um acordo de convênio assinado, o qual é renovado anualmente, para garantir o acesso a recursos para oferecer bolsas aos estudantes dos cursos de graduação dos 26 campi. Anualmente o IFPR envia o projeto para aprovação, na sequência, se aprovado o convênio anual é assinado e a Fundação Araucária (FA) disponibiliza os recursos. Para 2024, à partir de discussões entre a FA, IFPR e outras instituições de ensino superior do Paraná no FORPROEX (Fórum dos Pró-reitores de Extensão), foi conseguido um aporte de recurso R$ 1.050.000,00 (um milhão e cinquenta mil reais), acrescentando 125 bolsas a mais no programa, a serem divididas entre todas as IES com projetos aprovados. O IFPR publica editais PIBIC e PIBEX para a seleção dos projetos, os quais são analisados por pares para garantir a segurança, democracia e lisura do processo. Uma vez classificados os projetos os proponentes de cada campi selecionam os estudantes bolsistas, os quais estarão por um período de 12 meses desenvolvendo atividades de extensão, pesquisa ou inovação e recebendo mensalmente uma bolsa. No caso do PIBEX - Bolsas para extensão, os editais tem cotas que priorizam projetos na área de Direitos Humanos. Para 2024, existe uma previsão de que o IFPR passe de 37 para 51 bolsas via este recurso.
Objetivos
Ter o projeto para 2024 x 2025 aprovado pela Fundação Araucária.
Atividade:
Seleção de estudantes cotistas, em situação de vulnerabilidade, e projetos relacionados com direitos humanos para as bolsas.
Impacto Social:
InternoAs bolsas são distribuídas para estudantes do IFPR, entre os quais, 80% são estudantes de cota racial. Sendo assim, 85% das bolsas contemplaram estudantes do ensino superior e médio integrado cotistas (ver edital).Anexo RESULTADO FA conta bolsas IFPR A bolsa dá dignidade de vida aos estudantes e suas famílias, além de oferecer melhores condições para os estudantes s dedicarem aos estudos. A efetivação do convenio e a distribuição das bolsas mudou a realidade de muitos estudantes e suas famílias.
Atividade:
Elaboração e envio do projeto na plataforma da FA no prazo estipulado, para aprovação do recurso de bolsas.
Impacto Social:
InternoPermite que os estudantes bolsistas se dediquem ao projetos de extensão ou pesquisa que foi contemplado, e a organização tem como retorno o aumento de publicações e apresentação de trabalhos oriundos destes projetos em eventos. Geru mudança tanto na formação do estudante e suas famílias, como da instituição. Os estudantes bolsistas tem uma formação completa, envolvendo o ensino, a extensão e a pesquisa em função do projeto da bolsa
Dados de execução
Público Beneficiado:
Adultos
Grupo de pessoas beneficiadas:
Mulheres
LGBTQIA
PCD
Migrantes
Indigenas
Negros
Quilombolas
Pescadores
Ribeirinho
Refugiados
Outros
Atendimentos:
102 Adultos
Parceiros:
Fundação Araucária